Britânica Arrow e Tiago Marto criam Cora com 900 trabalhadores
Fundada no ano 2000 por Tiago Marto, natural de Fátima e que decidiu sair da empresa familiar de serração para pedalar a sua própria bicicleta empresarial, a Transfor tornou-se uma empresa de referência na área da construção, suportada por unidades próprias de carpintaria, metalomecânica e construção modular, que emprega mais de 400 pessoas tem uma carteira contratada superior a 350 milhões.
No passado verão, Tiago Marto vendeu a maioria do capital da Transfor à “private equity” Arrow Global Portugal, gestora de ativos britânica que já gere no nosso país ativos num valor que ascende a 2,6 mil milhões de euros.
PUB
Entretanto, a Arrow acaba de anunciar que firmou um acordo com Tiago Marto que considera a entrada do grupo britânico como acionista maioritário no capital da Transfor e a criação de uma “’holding’ e ‘joint-venture’ estratégica”, numa operação liderada pela Restart Capital, subsidiária da Arrow, dando origem à CORA – Collaborate. Optimize. Reinforce. Align.
Esta “joint venture” integra as empresas do grupo na área industrial, nomeadamente a Viriato Hotel Concept, a Aleluia Cerâmicas e a Transfor Group, “reforçando a capacidade industrial, a eficiência operacional e o alinhamento estratégico entre empresas com um propósito comum”, avança a o grupo britânico, em comunicado.
A Viriato, de Paredes, que emprega 158 pessoas, é especialista em design e produção de mobiliário e soluções “tailor made” para hotelaria e espaços residenciais “premium”, trabalhando com gigantes hoteleiros como Marriott, IHG, Hilton, Hyatt, Club Med, Pestana, Accor e Rosewood.
PUB
Já a centenária Aleluia Cerâmicas, que tem cerca de 330 trabalhadores, dedica-se à produção e decoração de revestimentos e pavimentos cerâmicos, está presente nos cinco continentes, em mais de 60 países com uma rede que ultrapassa uma centena de distribuidores e 700 retalhistas e cerca de 4.500 pontos de venda, exportando mais de 70% da sua produção.
Para Tiago Marto, fundador e CEO do grupo Transfor “a Cora nasce da ambição de criar uma abordagem integrada ao mercado, assente na verticalização e unindo construção, indústria e inovação, ligando empresas com elevado potencial para gerar valor”.
PUB
“Queremos modernizar a forma como o mercado funciona, capitalizando as sinergias entre a Transfor, a Viriato e a Aleluia. Este projeto é sobre colaboração, e é nosso objetivo que cada empresa do grupo cresça ao contribuir para soluções mais fortes, completas e competitivas”, afirma Tiago Marto.
Já Paulo Barradas, CEO da Restart Capital, realça que esta operação “representa um passo importante para a Arrow Global Portugal, que passa a ter uma presença diferenciadora no sector da construção, através de uma abordagem integrada à cadeia de valor”.
“Trata-se de uma área estratégica para o grupo, onde a qualidade da execução e a eficiência na entrega de projetos são determinantes para o sucesso dos seus investimentos de ‘real estate’ e ‘hospitality’”, sublinha Paulo Barradas.
PUB
A Arrow é dona de uma vasta paleta de ativos em Portugal, incluindo mais de duas dezenas de hotéis, uma dezena de campos de golfe e um centro equestre, que tem em “pipeline” um investimento de 1,6 mil milhões de euros, a executar na próxima meia dúzia de anos.
(Notícia atualizada às 13:48)
Mais lidas
O Negócios recomenda