PME têm 150 milhões para procurarem novos mercados de exportação
Anunciada no âmbito do Programa Reforçar, lançado quando Donald Trump avançou com tarifas contra os vários países com os quais realizada trocas comerciais, entre eles a União Europeia, a linha de apoio à promoção da internacionalização das PME chega agora ao terreno. Há 150 milhões de euros sob a forma de subvenção não reembolsável para que as empresas portuguesas procurem novos destinos para os seus produtos.
“Foi publicado o aviso que apoia operações para a promoção da internacionalização das PME nacionais, com uma dotação de 150 milhões de euros, desde que feitas mediante cooperação entre empresas”, refere o Ministério da Economia e da Coesão Territorial, salientando que estão abrangidas tanto associações empresariais como câmaras de comércio e indústria, e agências regionais de promoção turística.
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Esta verba “visa dar resposta aos desafios que se colocam com o novo contexto internacional”, nomeadamente as tarifas dos EUA. Foi anunciada em abril, mas o lançamento acontece depois de um fim de semana em que Donald Trump revelou a intenção de aplicar tarifas de 30% aos bens da União Europeia a partir de 1 de agosto.
O ministério tutelado por Manuel Castro Almeida, que sucedeu a Pedro Reis na pasta da Economia no novo Executivo de Luís Montenegro, pretende com esta linha “dinamizar a competitividade das empresas nacionais e reforçar as exportações”.
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“O objetivo é potenciar o aumento da base e capacidade exportadora das PME e o seu reconhecimento internacional, através da implementação de ações de promoção e marketing, da presença em certames internacionais e do conhecimento e acesso a novos mercados”, diz.
Nas candidaturas, abertas até 30 de junho de 2026, financiadas pelo PITD (Compete 2030), o PR Lisboa (Lisboa 2030) e o PR Algarve (Algarve 2030), será valorizada “a diversificação de mercados”, mas também há um grande foco na digitalização das PME. Será dada primazia à “utilização crescente de ferramentas digitais, mediante o recurso a tecnologias e processos associados a canais digitais”, diz o ministério.
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