Têxtil veste camisola anti-crise nas exportações

É uma luz verde que contrasta com a vermelha do contexto nacional. As vendas de artigos têxteis e de vestuário no exterior voltaram a aumentar em Junho, concluindo o primeiro semestre com um crescimento de 5%.
António Larguesa 09 de Agosto de 2016 às 15:34

As exportações de têxteis e de vestuário aumentaram 2% em Junho, face ao período homólogo, contribuindo assim para que o sector tenha fechado o primeiro semestre com 2.550 milhões de euros de vendas para o estrangeiro, numa progressão de cerca de 5% em relação aos primeiros seis meses do ano passado.

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Os dados compilados pela principal associação do sector (ATP), com base nas estatísticas de comércio internacional do INE, mostram que esta indústria tradicional está a ter um comportamento "em contraciclo" com a totalidade das exportações portuguesas, que voltaram a cair 2% em Junho.

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De acordo com os números divulgados esta terça-feira, 9 de Agosto, entre Janeiro e Junho deste ano as exportações portuguesas caíram 1,8% em termos homólogos. Para esta quebra contribuiu também o efeito do preço do petróleo, já que, se fossem excluídos os combustíveis e lubrificantes, as vendas de bens ao exterior neste período aumentariam 0,8% face aos primeiros seis meses de 2015.

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No que toca à indústria têxtil e de vestuário, a ATP assinala o crescimento de 14% nas exportações de tecidos especiais e tufados, o aumento "significativo" de 11% no vestuário em malha e a subida de 22,8% nas matérias-primas de algodão, incluindo fios e tecidos. Nos destaques do primeiro semestre surgem ainda os tapetes e outros revestimentos têxteis (12,7%).

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Espanha reforça liderança

Espanha reforça liderança

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Para um sector que conta agora com uma balança comercial positiva de 638 milhões de euros e uma taxa de cobertura de 133%, Espanha reforçou este ano a posição de liderança enquanto melhor destino. Regista mesmo o maior crescimento absoluto: subida de 93 milhões de euros nas compras, 11,6% a mais do que no ano passado. Alemanha (com um acréscimo de 14 milhões de euros, correspondente a 6,7%) e Itália (mais 12 milhões de euros, com uma taxa de crescimento de 12,1%) são outros mercados em destaque.

 

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Em 2015, as exportações do sector cresceram 5% e alcançaram os 4.836 milhões de euros, naquele que foi o melhor dos últimos 12 anos para esta indústria no capítulo do comércio tradicional. A meta traçada pela associação empresarial, que em Julho passou a ser presidida por Paulo Melo, é chegar aos cinco mil milhões de euros no final deste ano.

 

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Já para 2017, as empresas portuguesas do sector vão investir 12,5 milhões de euros na participação em feiras internacionais. Este é o valor do investimento total previsto no projecto "From Portugal" para o próximo ano, a cargo da Associação Selectiva Moda. O presidente, Manuel Serrão, referiu ao Negócios que a promoção da etiqueta "Made in Portugal" vai ser feita em 72 eventos e passará pela primeira vez pelo Canadá, Singapura e Coreia do Sul.

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