Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

3 temas a estar atento nos resultados de 2019 da Semapa

A Semapa apresenta esta quinta-feira, 13 de fevereiro, os resultados anuais, depois da Navigator - seu principal ativo - ter já comunicado uma queda de 25% dos lucros de 2019. O Negócios escolheu três temas a que deve estar atento nessa comunicação.

joao castello branco
João Castello Branco, CEO da Semapa.
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 13 de Fevereiro de 2020 às 09:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O impacto da Navigator

Depois de ter atingido resultados recorde em 2018, a Navigator anunciou já uma quebra do resultado líquido de mais de 25% no ano passado, com as maiores condicionantes a terem lugar no último trimestre do ano. A produtora de pasta e papel contribui, em regra, com mais de 80% para os lucros da "holding".

 

O efeito dos mercados da Secil

Depois de anos de crise, o setor da construção em Portugal está a crescer e a Secil, produtora de cimento, tem visto aumentar o seu volume de negócios, mesmo apesar do impacto desfavorável da desvalorização cambial de moedas de países onde atua. No Líbano e em Angola a cimenteira também tem sentido a diminuição das

quantidades vendidas.

O negócio do ambiente

Apesar do seu contributo para "holding" ser muito reduzido, a Semapa assumiu objetivos de curto prazo para o seu negócio na área do ambiente, no qual detém a ETSA, entre os quais o reforço no alargamento dos seus mercados de operação fabril e de destino. A empresa exporta mais de 60% do valor global de vendas.

Ver comentários
Saber mais Semapa Navigator Secil João Castello Branco
Mais lidas
Outras Notícias