Altri obtém 50 milhões em obrigações verdes para a Biotek
A emissão de “green bonds”, com uma maturidade de sete anos, destina-se a financiar a execução do projeto da Biotek para a produção de fibras sustentáveis para a indústria têxtil.
O grupo Altri anunciou esta terça-feira que obteve um financiamento de 50 milhões de euros em obrigações verdes junto da Caixa Geral de Depósitos. A emissão de “green bonds” com uma maturidade de sete anos, foi totalmente subscrita pelo banco e destina-se a financiar a execução do projeto de conversão da Biotek, refere em comunicado.
“O financiamento obtido permite a conversão desta unidade de produção, passando a ter a capacidade de produzir fibras solúveis maioritariamente para a indústria têxtil, com o objetivo de se tornar um produtor de referência na Europa”, diz o grupo, acrescentando que as fibras solúveis, destinadas a mercados externos, “são uma matéria prima de base para um conjunto alargado de produtos, entre os quais indústria têxtil, sendo um substituto natural das fibras de origem fóssil”. A sua aplicação, acrescenta, estende-se a outros produtos nomeadamente na área farmacêutica, mas também na indústria alimentar, produtos de higiene ou certo tipo de embalagens.
A Altri salienta que “a crescente procura de produtos à base de biomateriais criou oportunidades para a transformação de bio fábricas de fibras com aplicação papeleira para unidades de fibras solúveis mais eficientes e com menor pegada ambiental” e que “mais de 71% das marcas de moda comprometeram-se a substituir fibras de origem fóssil por fibras de origem natural”.
A operação financeira foi organizada e montada pelo CaixaBI, sendo a Caixa Geral de Depósitos a única subscritora destes títulos de dívida assentes em princípios de sustentabilidade.
Mais lidas