pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bondalti baixa patamar mínimo de sucesso da OPA sobre Ercros para 50%

Objeitivo anterior era a compra de 75% das ações da empresa espanhola, ou 68,577 milhões de ações.

João de Mello CEO da Bondalti
João de Mello CEO da Bondalti Pedro Ferreira
16 de Dezembro de 2025 às 19:20

A Bondalti baixou o patamar mínimo de aceitação da Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a espanhola Ercros para 50%, face aos anteriores 75%, de acordo com um comunicado ao regulador de mercado espanhol, a Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNVM). A empresa química portuguesa passa a ter como objetivo adquirir “mais de metade dos direitos de voto efetivos na Ercros", equivalendo a cerca de 45,718 milhões de ações, face aos 68,577 milhões iniciais. 

A Bondalti pretende assim assegurar o sucesso da operação junto de uma base acionista bastante fragmentada. Depois do período do Natal, a Ercros deverá anunciar se concorda ou não com a proposta de OPA, refere o El Economista. Será também necessário que a CNVM aprove o prospeto da operação, com as datas de início e fim da oferta.    

A OPA tem como preço de oferta 3,505 euros por ação, enquanto os títulos fecharam esta terça-feira nos 3,33 euros por ação. A oferta avalia o grupo espanhol,  que é especializado na produção e venda de produtos químicos, em aproximadamente 320 milhões de euros, tendo sido já aprovada pelo regulador de concorrência espanhol e pelo ministério da Economia, que não viu necessidade de ser submetida à autorização da operação em conselho de ministros.     

A operação foi lançada em março de 2024, com o objetivo de contribuir para "a criação um líder ibérico europeu mais resiliente, com escala suficiente para poder competir num setor que enfrenta grandes desafios, incluindo a concorrência internacional, a transição energética, a transformação digital e o quadro regulamentar", realça a Bondalti, que está em Espanha há mais de 20 anos.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio