Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Francesa Astorg compra belga Corialis que vai investir 50 milhões em Fafe

A Corialis, que adquiriu há um ano a Lingote Alumínios e vai investir 50 milhões de euros no aumento da sua capacidade no polo fafense, duplicando o efetivo para 500 trabalhadores, foi adquirida pela "private equity" Astorg a um fundo da sua congénere CVC Capital Partners.

A Corialis entrou em Portugal há pouco mais de um ano com a aquisição da produtora fafense de perfis em alumínio Lingote Alumínios.
Rui Neves ruineves@negocios.pt 30 de Março de 2021 às 14:44
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

Em pouco mais de três anos, a fafense Lingote Alumínios já vai a caminho do terceiro patrão.

 

Fundada em 1994, esta produtora de perfis em alumínio viria a ser adquirida, no final de 2017, pela gestora de fundos de "private equity" Oxy Capital, que a revendeu ao grupo belga Corialis no início do ano passado.

 

Controlado pela CVC Capital Partners SICAV-FIS, o grupo Corialis opera no fornecimento de sistemas de perfis de alumínio, incluindo janelas, portas, elementos de correr, sistemas de telhado e estufas, divisórias e balaustradas, emprega cerca de 2.700 pessoas e detém também fábricas na Bélgica, Reino Unido, França, Polónia, Ilha da Reunião, Sérvia e África do Sul.

 

Em junho do ano passado, o Negócios noticiava que a Corialis tinha visto a Câmara de Fafe aprovar o seu pedido de declaração de interesse público municipal do investimento de 50 milhões de euros que pretende fazer na construção de uma nova unidade fabril, prevendo criar mais 260 postos de trabalho no polo fafense - onde a Lingote já emprega 240 pessoas -, entre os próximos três a cinco anos.

 

Com o novo investimento, Fafe será a capital da Península Ibérica no setor em que a Lingote Alumínios atua - "a maior empresa ibérica nesta área", garantia, na altura, o presidente da autarquia, Raul Cunha. 

 

Já prevendo esta expansão, a Lingote tinha adquirido, em novembro de 2019, um terreno com 87 mil metros quadrados, muito próximo das instalações atuais, onde será construída a nova unidade industrial.

 

Entretanto, esta terça-feira, 30 de março, a "private equity" francesa Astorg anunciou que está a negociar "em exclusivo" a aquisição da Corialis à sua congénere CVC capital Partners, que tem sede no Luxemburgo,  comprometendo-se a dar seguimento aos investimentos do grupo sediado na Bélgica.

 

"Estamos entusiasmados por fazer parte do próximo capítulo da aventura da empresa e apoiamos totalmente o programa de investimento que foi concebido pela sua gestão, a fim de desenvolver ainda mais a configuração industrial verticalmente integrada de Corialis e para ampliar sua oferta de produtos", afirma Nicolas Marien, sócio da Astorg, em comunicado.

 

Já Steven Buyse, sócio-gerente da CVC Capital Partners, realçou a expansão internacional da Corialis para novos mercados, "através da criação de um ‘hub’ ibérico, com a aquisição assertiva da Lingote em Portugal", pelo que "a Corialis é agora, indiscutivelmente, a líder no design e fabrico de sistemas de alumínio para janelas e portas na Europa", afiança.

 

Não foi divulgado o valor da transação, que está ainda sujeita a aprovação dos reguladores.

 

Ver comentários
Saber mais lingote alumínios corialis astorg oxy capital fafe
Outras Notícias