Notícia
Portugal registou maior subida da UE na produção industrial em Janeiro
A produção das fábricas portuguesas cresceu 2,5% em Janeiro, enquanto na Zona Euro este indicador recuou 1% e na UE 0,7%.
- 1
- ...
A produção das indústrias portuguesas cresceu 2,5% em Janeiro face ao mês anterior, contrariando a tendência negativa dos parceiros europeus, revela o Eurostat esta quarta-feira, 14 de Março. Esta foi mesmo a maior subida entre os vários países da União Europeia.
Segundo os dados divulgados, a produção industrial na Zona Euro desceu 1% em relação a Dezembro de 2017, sobretudo devido à produção de energia, que recuou 6,6%. Já na União Europeia a 28, este indicador desceu 0,7%.
Entre os Estados-membros que compõem o bloco regional, as maiores quedas foram registadas nos Países Baixos (-5,7%), Roménia (-2,9%) e Espanha (-2,5%) e as maiores subidas em Portugal, Estónia (1,9%) e Dinamarca (1,8%).
Em termos homólogos, contudo, a produção industrial em Portugal cresceu 2,3%, abaixo da média. Na Zona Euro este indicador avançou 2,7% face a Janeiro de 2017, enquanto na União Europeia o crescimento foi de 3%.
O Eurostat justifica a subida na região da moeda única com o aumento de 8,5% da produção de bens de capital e de 5,1% de bens intermédios.
Na União Europeia, as maiores subidas homólogas registaram-se na Roménia (8,5%), Estónia (7,7%) e Suécia (7,1%) e os maiores decréscimos nos Países Baixos (-6,6%), Malta (-1,7%) e Grécia (-1,6%).