pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Acionistas da Impresa aprovam entrada da MFE com aumento de capital

Acionistas deram 'luz verde' ao aumento de capital de 17,3 milhões necessário para a entrada dos italianos no grupo português. Concretização da operação tem de ser feita no prazo de um ano.

Acionistas da Impresa aprovam aumento de capital
Acionistas da Impresa aprovam aumento de capital Duarte Roriz / Medialivre
16:17

Os acionistas da Impresa aprovaram em Assembleia-geral extraordinária o aumento de capital de 17,325 milhões de euros, operação que permitirá a entrada do grupo italiano Media For Europe (MFE) no capital da dona da SIC e do Expresso. O aumento de capital deverá ser integralmente subscrito pelo grupo controlado pela família Berlusconi. A informação foi comunicada pela empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O passo dado nesta segunda-feira é necessário, mas não suficiente para o sucesso da operação.

No prazo de um ano aprovado pelos acionistas para a concretização do aumento de capital - e que o Negócios sabe que é meramente indicativo, sendo que  a lei prevê um máximo de cinco anos -, terão de ser satisfeitas outras condições, nomeadamente a confirmação, por parte do regulador dos mercados, de que a MFE não fica obrigada a lançar uma oferta pública de aquisição sobre o restante capital e a garantia, por parte dos bancos credores da Impresa, que "não exercerão (ou a renúncia ao exercício de) quaisquer direitos ao abrigo de contratos de financiamento celebrados pela Impresa e/ou pelas suas subsidiárias que resultem da celebração do Acordo de Investimento e a execução dos atos nele previstos, em particular relativos a cláusulas de resolução ou de vencimento antecipado". 

"Foi aprovada [...] a autorização ao Conselho de Administração para proceder, no prazo de um ano contado da presente data, a um aumento de capital social da Sociedade no montante de até 17.325.000 euros mediante entradas em dinheiro", anunciou a Impresa em comunicado enviado esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O aumento será "integralmente subscrito e realizado pela MFE, com supressão do direito de preferência dos acionistas".

A operação implica a emissão de 82,5 milhões de novas ações a um preço unitário de 21 cêntimos. Uma vez concretizada, a MediaForEurope passará a deter 32,934% do capital da Impresa, enquanto a Impreger, da família Balsemão, verá a sua participação reduzida para 33,738%, mantendo-se como maior acionista individual. 

Em 26 de novembro, a Impresa anunciou a parceria com a italiana MFE - MediaForEurope, um negócio considerado fundamental para garantir a viabilidade financeira da Impresa, que acumula 145 milhões de euros de dívida líquida.

"Em conjunto com a holding Impreger, acionista maioritária da Impresa, assinou um acordo de investimento com a MFE", através do qual "esta última se compromete a subscrever novas ações da Impresa, a emitir em aumento de capital social, o que levará a que passe a deter uma posição acionista de 32,934% no capital social" do grupo, referiu na altura a dona da SIC.

Entretanto, a Impresa revelou, este domingo à noite, projeções financeiras para os próximos anos, esperando um aumento ligeiro das receitas até 2028. De acordo com a projeção das contas consolidadas até 2028, a empresa de media estima uma taxa média de crescimento anual de 0,5% nas receitas.  Para este ano, são estimadas receitas consolidadas de 179 milhões de euros.

A taxa média de crescimento anual para o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) é de 7,2%, projetando atingir 24,3 milhões de euros em 2028.  

Quanto ao investimento (Capex), a taxa média de crescimento anual para igual período é de 9,6%. A estimativa para este ano é de 1,9 milhões de euros e de 3,7 milhões de euros em 2028.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio