Incêndio atinge pavilhão na COP30 e obriga milhares de pessoas a fugir
As chamas deflagraram num dos pavilhões da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que este ano decorre em Belém, no Brasil. Segundo o governador, não há feridos a registar.
Um incêndio atingiu esta quinta-feira (20) um dos pavilhões da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que este ano decorre em Belém, no Brasil. Segundo o G1, as chamas deflagraram na área do "Pavilhão dos Países" - um espaço onde se reúnem negociadores e ministros e, de acordo com o governador Helder Barbalho, não há feridos a registar.
Os primeiros relatos foram registados pouco depois das 14h locais (17h de Lisboa), de acordo com o G1, no entanto, o incêndio já se encontra controlado.
Na hora em que o fogo deflagrou, as pessoas tiveram de ser retiradas do local. Segundo informou o ministro do Turismo, Celso Sabino em conferência de imprensa, “as equipas de bombeiros e segurança atuaram prontamente."
A origem do fogo ainda não foi determinada, no entanto, segundo o governador Helder Barbalho, as equipas estão a trabalhar em duas hipóteses: uma falha num gerador ou um curto-circuito. Como consequência, o sistema elétrico do local foi desligado.
"Pode ter sido um curto-circuito, mas quem vai dizer isso são os especialistas”, afirmou o ministro Celso Sabino.
A ONU aguarda agora uma autorização para retomar as atividades no local.
A COP30 está a decorrer em Belém, desde 10 de novembro.
Notícia atualizada
Mais lidas