Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sindicato: Identificados mais de 200 falsos recibos verdes na RTP

No total dos trabalhadores, segundo o Sindicato dos Jornalistas, terão sido identificados cerca de "200 falsos recibos verdes".

RTP
Lusa 03 de Março de 2017 às 19:26
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) divulgou hoje que mais de "200 falsos recibos verdes foram identificados em várias áreas da RTP", numa acção inspectiva da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) que decorreu esta semana na empresa pública.

"Durante dois dias, 1 e 2 de Março, 26 inspectores estiveram na sede da Rádio e Televisão de Portugal (RTP-Lisboa) e também no Centro de Produção Norte (RTP - Monte da Virgem)", refere o SJ, adiantando que nesta acção "dezenas de jornalistas falsos recibos verdes foram detectados e inquiridos durante a acção".

No total dos trabalhadores, segundo o sindicato, terão sido identificados cerca de "200 falsos recibos verdes".

O SJ espera que o Conselho de Administração da RTP promova, junto da tutela, "uma solução que ponha termo a esta flagrante ilegalidade, que sempre denunciou", sendo que "está atento ao desenrolar de todo este processo e apela à máxima transparência, para que seja encontrado um caminho que, repondo a legalidade, atente simultaneamente na justiça e no equilíbrio entre os trabalhadores do serviço público de rádio e de televisão".

O sindicato salienta que "está a acompanhar os seus associados na situação de falsos recibos verdes, a quem prestará todo o apoio jurídico que for necessário" e que os seus dirigentes presentes na RTP "continuam disponíveis para prestar qualquer esclarecimento aos jornalistas".

Recorda que "a precariedade no jornalismo, tão gravosa para a democracia, está longe de se confinar à RTP, como ficou amplamente demonstrado no 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses, realizado em janeiro".

Por isso, "espera que a acção da ACT se estenda urgentemente a outros órgãos de comunicação social, públicos e privados", conclui o Sindicato dos Jornalistas.
Ver comentários
Saber mais Sindicato dos Jornalistas Televisão de Portugal economia negócios e finanças media televisão trabalhoRtp
Outras Notícias