O Negócios pergunta. Cessar-fogo entre EUA e Irão é um primeiro passo para a paz?
O Negócios desafia os seus leitores a responderem a uma pergunta no canal do WhatsApp sobre o cessar-fogo condicional de duas semanas, em que será permitida a passagem de navios pelo estreito de Ormuz.
- 1
- ...
O Negócios quer saber a opinião dos seus leitores sobre os assuntos mais relevantes da atualidade. Para isso, coloca regularmente questões aos subscritores do canal de WhatsApp.
Cerca de uma hora antes do fim do prazo para o que chamou de "morte a uma civilização inteira", o Presidente norte-americano anunciou um acordo com Teerão para um cessar-fogo condicional de duas semanas que permite a passagem dos navios que estão retidos na região do Golfo Pérsico, calculando-se que ultrapassem as 800 embarcações. A presidente da Comissão Europeia saudou o acordo, dizendo que trouxe "o muito necessário desagravamento" das tensões.
A União Europeia, Reino Unido e Canadá comprometeram-se esta quarta-feira a garantir a passagem segura de navios pelo estreito de Ormuz, apelando a que o cessar-fogo seja cumprido e que a "paz duradoura" possa ser negociada nos próximos dias. Entretanto, os primeiros dois navios terão conseguido atravessar o estreito. A empresa de monitorização de navios MarineTraffic indicou que foram registados "os primeiros sinais de atividade marítima".
O Negócios pergunta. Cessar-fogo entre EUA e Irão é um primeiro passo para a paz?
Se já segue o nosso canal, participe neste inquérito que começou esta quarta-feira. Os resultados serão revelados na próxima terça-feira, 14 de abril. Se ainda não subscreveu, pode fazê-lo e participar aqui.