pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

O Negócios pergunta. Maioria concorda que a lei do lóbi contribui para mais transparência

O Negócios desafiou os leitores a responderem a uma pergunta no canal do WhatsApp sobre a chamada lei do lóbi, que regula a atividade de lobbying em Portugal. Eis as conclusões.

O Negócios questiona leitores via WhatsApp sobre a lei do lóbi, recém-promulgada em Portugal
O Negócios questiona leitores via WhatsApp sobre a lei do lóbi, recém-promulgada em Portugal dr
12:30

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou na semana passada aquela que é conhecida por lei do lóbi. Numa nota divulgada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que "foram tomadas em consideração as principais questões que justificaram o veto à anterior versão".

Neste sentido, "o Presidente da República promulgou o Decreto da Assembleia da República que aprova regras de transparência aplicáveis a entidades privadas, nacionais e estrangeiras, que realizam representação legítima de interesses junto de entidades públicas e cria o Registo de Transparência da Representação de Interesses", lê-se ainda na .    

O diploma que regula a atividade de lobbying em Portugal foi  e prevê, entre outros pontos, a criação de um Registo de Transparência da Representação de Interesses (RTRI).  

No canal de WhatsApp do Negócios, a maioria dos 148 leitores que responderam ao inquérito considera que a lei agora promulgada vai contribuir para mais transparência. Assim, 97 olham de forma positiva para as novas regras, enquanto 27 são mais pessimistas. Há ainda 24 inquiridos sem opinião.

Maioria concorda que a lei do lóbi contribui para mais transparência

O Negócios quer saber a opinião dos seus leitores sobre os assuntos mais relevantes da atualidade. Para isso, coloca regularmente questões aos subscritores do canal de WhatsApp.      

Ver comentários
Publicidade
C•Studio