O Negócios pergunta. Maioria concorda que a lei do lóbi contribui para mais transparência
O Negócios desafiou os leitores a responderem a uma pergunta no canal do WhatsApp sobre a chamada lei do lóbi, que regula a atividade de lobbying em Portugal. Eis as conclusões.
- 2
- ...
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou na semana passada aquela que é conhecida por lei do lóbi. Numa nota divulgada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que "foram tomadas em consideração as principais questões que justificaram o veto à anterior versão".
Neste sentido, "o Presidente da República promulgou o Decreto da Assembleia da República que aprova regras de transparência aplicáveis a entidades privadas, nacionais e estrangeiras, que realizam representação legítima de interesses junto de entidades públicas e cria o Registo de Transparência da Representação de Interesses", lê-se ainda na comunicação.
O diploma que regula a atividade de lobbying em Portugal foi aprovado em meados de dezembro no Parlamento e prevê, entre outros pontos, a criação de um Registo de Transparência da Representação de Interesses (RTRI).
No canal de WhatsApp do Negócios, a maioria dos 148 leitores que responderam ao inquérito considera que a lei agora promulgada vai contribuir para mais transparência. Assim, 97 olham de forma positiva para as novas regras, enquanto 27 são mais pessimistas. Há ainda 24 inquiridos sem opinião.
O Negócios quer saber a opinião dos seus leitores sobre os assuntos mais relevantes da atualidade. Para isso, coloca regularmente questões aos subscritores do canal de WhatsApp.
Mais lidas