55 anos depois... televisão analógica apagou-se em Portugal

A partir de agora só há emissão de televisão digital em Portugal. O sinal analógico acabou.
António Larguesa e Alexandra Machado 26 de Abril de 2012 às 13:49

Cumpria-se a última etapa do processo de migração do analógico para o digital, iniciado há cerca de um ano, com o arranque dos desligamentos piloto.

A cerimónia foi assinalada no Porto, mas esta etapa afectou em particular o interior do País. Agora já não há mais possibilidade de se direccionar antenas à procura de um emissor analógico ainda ligado. Todos foram desligados.

PUB

Os portugueses têm, mesmo, de ter agora forma de receber o sinal digital ou via satélite. No Porto, a hora foi mostrada por um conjunto de televisores a emitir um aviso de que o sinal tinha sido desligado. Quem esteja a ver o anúncio significa que não se adaptou. E, por isso, tem de migrar para conseguir ver RTP1, RTP2, SIC e TVI. Ainda sem Canal Parlamento. Ao lado, os televisores com sinal digital a transmitir os vários canais.

A transmissão do sinal televisivo, agora em digital, é da responsabilidade da Portugal Telecom (PT) que ganhou o concurso para gerir a rede. A Televisão Digital Terrestre cobre 94% da população. Os restantes 6% têm de recorrer à tecnologia de satélite.

Com o apagão analógico, os operadores móveis, TMN, Optimus e Vodafone, poderão finalmente ter acesso às frequências para a banda larga móvel ultrarápida, libertadas com o desligamento.

PUB

Se ficou sem televisão ligue para o centro de apoio 800200838.

Saber mais sobre...
Saber mais TDT televisão sinal analógico sinal digital
Pub
Pub
Pub