José de Mello estreou-se na saúde em 1945
Os hospitais CUF são uma das suas maiores bandeiras, desde 1945 que o Grupo José de Mello Saúde gere esta rede de cuidados de saúde.
A José de Mello Saúde, liderada por Salvador de Mello (filho de José de Mello), gere uma rede de hospitais públicos e privados e clínicas, designadamente dois hospitais públicos, três hospitais privados, seis clínicas e um instituto.
É na Avenida Infante Santo, em Lisboa, que o Grupo José de Mello arranca com a sua actividade na área da saúde. A Cuf Infante Santo abre as suas portas em 1945, servindo os 80 mil funcionários e familiares do grupo industrial CUF.
O hospital Fernando Fonseca, na Amadora, foi a sua primeira experiência público-privada, uma parceria celebrada em 1995, uma união que terminou em 2008. Em 2006, o grupo abre a primeira unidade no Porto.
O ano de 2006 foi um ano recheado para a Mello Saúde, tendo ainda adquirido uma unidade de ambulatório em Cascais e uma participação accionista num operador de referência em Espanha, o Grupo Hospitalário Quirón.
A Cuf Porto Instituto foi a primeira unidade construída de raiz no Norte do País e em 2010 abre a CUF Porto Hospital, o maior hospital privado da zona Norte. A Cuf Torres Vedras marca o alargamento da rede de clínicas fora dos grandes centros urbanos portugueses.
O Grupo Mello Saúde gere ainda um negócio de soluções residenciais e domiciliárias para a terceira idade, desenvolvido pela José de Mello Residências e Serviços.
A José de Mello Residências e Serviços, sociedade participada em 70% pela José de Mello Saúde e em 30% pela Associação Nacional de Farmácias, centra a sua actividade no desenvolvimento de soluções residenciais e domiciliárias para a terceira idade.
A empresa dispõe, actualmente, de duas unidades residenciais designadas por Residências Assistidas (Domus Vida) e desenvolve a actividade de prestação de Serviços Domiciliários (Domus Care).
No seu relatório e contas de 2013, a José de Mello Saúde adiantava que para 2014 "a José de Mello Saúde acredita no mercado nacional, pelo que continuará a explorar novas oportunidades de negócio que alavanquem a sua base de ativos em Portugal e permita um maior acesso da população portuguesa a cuidados de saúde de excelência".
Na sua visão, a José de Mello Saúde ambiciona ser líder da Península Ibérica na área onde actua.
Em 2013, o volume de negócio atingiu os 482,4 milhões de euros, com um resultado líquido de 12,6 milhões de euros. Já no primeiro semestre deste ano, a José de Mello Saúde teve lucros de 14 milhões de euros no primeiro semestre de 2014, mais 121% face a igual período de 2013.
O volume de negócios, nos primeiros seis meses do ano, atingiu os 263,4 milhões de euros, mais 8,2%, enquanto o EBITDA (resultados antes de amortizações, depreciações, juros e impostos) ficou nos 31,6 milhões de euros, contra os 23,6 milhões de euros do primeiro semestre do ano passado.
Mais lidas