pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Um "site", um livro, uma revista

Sabia que o mexicano Carlos Slim , dono da Telmex, é filho de um pai libanês que fugiu deste país para o México para escapar à guerra? E que Oprah Winfrey, a mais famosa apresentadora norte-americana de televisão, chegou a ser...

03 de Setembro de 2009 às 14:51

Um "site"

Ricos empreendedores


O www.topbusinessentrepreneurs.com oferece histórias de empreende-dores que se tornaram ricos e famosos. Uma inspiração, dizem.



O www.topbusinessentrepreneurs.com oferece histórias de empreende-dores que se tornaram ricos e famosos. Uma inspiração, dizem.

Sabia que o mexicano Carlos Slim , dono da Telmex, é filho de um pai libanês que fugiu deste país para o México para escapar à guerra? E que Oprah Winfrey, a mais famosa apresentadora norte-americana de televisão, chegou a ser "miss Tennessee" de raça negra e "miss prevenção de fogos" de Nashville?

Este tipo de informação está disponível em www.topbusiness.entrepreneurs.com, um "site" especializado em perfis de empreendedores que se tornaram milionários, os quais esperam poder vir a servir de inspiração para outras pessoas que agora se estão a iniciar na vida empresarial. "Disponibilizamos factos sobre os empreendedores, enquadramento, informação empresarial e damos dicas que o colocam no caminho certo para construir um bom negócio", garante-se no "site", que apesar de tudo acaba por oferecer uma visão "cor-de-rosa" do mundo dos negócios.

Se tem curiosidade em saber como fizeram fortuna personalidades tão diferentes como Roman Abramovich, Richard Branson, Donald Trump , Stelios Haji-Ioannou ou Steve Jobs, este é o "site" ideal para satisfazer esse desejo. O "Top Business Entrepreneurs" permite ainda acesso a um blogue onde são debatidos temas relativos ao empreendedorismo.

Um livro

Ir à pesca de comparações


"Tudo o que Aprendi com a Pesca" é escrito por Alexandre Rangel, um economista brasileiro. A editora é a Casa das Letras.

Pertence à afamada categoria dos livros de motivação e é escrito por Alexandre Rangel que, diz a editora, é o autor que mais livros vende nesta área no Brasil. Este chama-se "Tudo o que Aprendi com a Pesca". Trata-se de uma actividade que "pode ensinar muitas técnicas de gestão que vão melhorar os seus negócios" sustenta Rangel, economista e director da Sociedade Brasileira de Qualidade.

Tem dúvidas sobre a eficácia deste paralelismo? O autor esclarece-as. Por exemplo: não pescou nada? Tenha mais fé no próximo arremesso. Como é que isto se traduz numa lição empresarial? "A conquista de bons resultados depende muito da calma. O imediatismo pode gerar decisões incorrectas", compara Alexandre Rangel. Faltou dinheiro para o combustível do barco? Adeus, pescaria. Conclusão: "um gestor tem de controlar a tesouraria para garantir o futuro das suas actividades". A importância da minhoca: "ter fornecedores competentes é cada vez mais imprescindível."

Para o autor, as semelhanças são óbvias. "As qualidades que fazem o sucesso do pescador são comuns aos gestores, como a criatividade, a paciência, o planeamento, os recursos e a rapidez na tomada de decisões". Rangel deve ser, certamente, um bom pescador.

Uma revista

Como ele chegou ao topo


A "Isto é Dinheiro" explica o peso que os programas de treino para jovens licenciados tem no Brasil.

Ele é Laércio Cosentino. Estudante de engenharia, começou como programador de sistemas e, esta semana, é capa da revista brasileira "Isto é Dinheiro", que o baptiza como o "mestre das fusões" É uma história tipo "cinderela", mas com uma personagem real que conseguiu sucesso empresarial. A tal ponto que Cosentino até já tem uma fórmula para estruturar fusões e aquisições.

A história desta ascensão vertiginosa começou em 1989 e hoje Laércio Cosentino controla a Totvs, empresa que lidera o mercado brasileiro de ERP, serviços de 'softwares' que controlam e automatizam todas as actividades de uma empresa. E tem crescido por incorporação de empresas, razão que o leva a ser considerado como "mestre das fusões". A tal ponto que o Brasil é o único país do mundo onde a multinacional SAP não ocupa o primeiro lugar nesta área de negócio.

A "Isto é" oferece, ainda, um especial sobre os programas de treino destinados a jovens universitários proporcionados por grandes empresas como a Unilever (retalho não alimentar) e a AmBev (cervejeira) e lembra executivos que os frequentaram e que agora ocupam lugares de topo. Estes treinos são considerados "carimbos de excelência" para quem lá passa.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio