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Um "site", um livro, uma revista

Os termos "vamos ver", "digo-te mais tarde" e afins, parentes da célebre categoria dos "nim", são na maior parte das vezes um forte obstáculo na gestão de um negócio. O aviso é feito pelo site www.youngentrepreneur.com. "Mesmo aqueles que...

18 de Fevereiro de 2010 às 14:58

Um "site"

Para não dizer "sim" a todos

youngentrepreneur.com é um “site” utilitário onde encontra, entre outras, sugestões sobre como construir a reputação da sua empresa.

youngentrepreneur.com é um “site” utilitário onde encontra, entre outras, sugestões sobre como construir a reputação da sua empresa.

Os termos "vamos ver", "digo-te mais tarde" e afins, parentes da célebre categoria dos "nim", são na maior parte das vezes um forte obstáculo na gestão de um negócio. O aviso é feito pelo site www.youngentrepreneur.com.

"Mesmo aqueles que entre nós são, habitualmente, pessoas com vontade de agradar, dizem muitas vezes sim para poupar e proteger egos, mesmo que isso signifique comprometer a nossa própria produtividade. Adicione isso ao facto de se poder perder um cliente ou um potencial cliente e podemos rapidamente encontrar uma forma de dizer sim a todos", avisa Matthew Toren, que assina o artigo. "Ao dizer que sim a todos não está a fazer um favor a ninguém - especialmente a si", acrescenta.

Diagnóstico feito, é tempo de recomendar as terapias que garantam a prevalência de índices de produtividade aceitáveis. A primeira é ser selectivo e saber dizer não a convites que surgem, por exemplo, através do Facebook e do Linkedin. É mais fácil e acaba por protegê-lo. Somada a esta capacidade de recusa, uma outra forma de lidar com a situação é contratar um assistente virtual que faça a gestão do seu "e-mail", da sua presença nos media sociais e escreva os "posts" no seu blogue. Lembre-se que as meias medidas são inúteis.

Um livro

Um empurrãozinho

“Nudge” é editado pela Academia do Livro. Os autores são Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein, professores na Universidade de Chicago.

“Nudge” é editado pela Academia do Livro. Os autores são Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein, professores na Universidade de Chicago.

A cinta promocional que o envolve apresenta-o como o livro "que está a influenciar a política de Barack Obama". Esqueça-se este irritante detalhe de "marketing" e leia "Nudge" - que traduzido significa estímulo, empurrãozinho, toque - porque vale mesmo a pena.

Richard H. Thaler e Cass R . Sunstein, professores da Universidade de Chicago, sustentam a tese de uma "verdadeira terceira via" baseada em dois premissas. "A primeira é que características de importância aparentemente baixa de determinadas situações sociais podem ter efeitos em massa no comportamento das pessoas. (...) A segunda é que o paternalismo libertário não é um oxímoro". Sendo que esta terceira via é aplicável em áreas diversas como a política ambiental, os cuidados de saúde e o casamento. "Uma das nossa principais esperanças é que uma melhor compreensão da arquitectura da escolha, bem como do poder dos estímulos, possa induzir outros a pensarem de forma criativa sobre como melhorar as nossas vidas noutros domínios."

O que Thaler e Sunstein mostram é como os líderes - podem criar ambientes que estimulem as pessoas a tomar as melhores decisões, preservando sempre a liberdade individual de escolha. às vezes basta só um empurrãozinho.

Uma revista

As outras transições de Steve Nash

Steve Nash tem 36 anos e é um dos veteranos da NBA. Mas o talento desta estrela do basquetebol não se esgota no campo. A “FastCompany” explica porquê.

Steve Nash tem 36 anos e é um dos veteranos da NBA. Mas o talento desta estrela do basquetebol não se esgota no campo. A “FastCompany” explica porquê.

O canadiano Steve Nash é um dos bases mais talentosos da NBA, o campeonato norte-americano de basquetebol, onde se estreou em 1996. Nessa altura foi a 15ª escolha do "draft" e rumou aos Phoenix Suns, equipa a que regressou há seis anos, após ter jogado entre 1998 e 2004 nos Dallas Mavericks.

Nash é capa da "Fast Company", por motivos que vão muito além do facto de ser considerado um dos "reis" das assistências da NBA. Sempre forte naquilo a que na linguagem do basquetebol se classifica como transições - partir rápido para o ataque e conseguir superioridade numérica - o basquetebolista aplica este modelo nos seus negócios. Uma delas é a Apoko, empresa criada em parceria com o jogador dos LA Clippers, Baron Davis, que constrói páginas web para basquetebolistas que estão a debutar na NBA.

A par disto possui os ginásios Steve Nash Sports Club, onde o chão é feito de pneus reciclados e as bicicletas, além de proporcionarem o treino físico, produzem energia. Tem ainda uma produtora que já realizou um documentário para a ESPN e faz "marketing" viral para as marcas que o apoiam como a Vitamninwater e a Nike. E sempre que uma empresa o solicita, ele pede-lhes como contrapartida que apoiem uma obra social. Transições muito bem feitas.

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