Um "site", um livro, uma revista
São 15 os especialistas que fazem igual número de previsões e apontam tendências para este ano em matéria de empreendedorismo. Estão disponíveis no site entrepreneur.com e abordam temas como a cultura corporativa e a satisfação do cliente, a compra e...
Um "site"
Previsões vezes 15
![]() ![]() Em entrepreneur.com pode consultar 15 previsões e tendências que vão marcar 2010, feitas por outros tantos especialistas. ![]() |

Em entrepreneur.com pode consultar 15 previsões e tendências que vão marcar 2010, feitas por outros tantos especialistas.

São 15 os especialistas que fazem igual número de previsões e apontam tendências para este ano em matéria de empreendedorismo. Estão disponíveis no site entrepreneur.com e abordam temas como a cultura corporativa e a satisfação do cliente, a compra e venda de um negócio, os conflitos de gestão ou os recursos humanos.
"Em 2010 o desemprego continuará elevado e a cultura de empresa continuará a ser desafiada.
A melhor forma de preservar e consolidar esta cultura é ser completamente transparente. Os funcionários irão ajudá-lo nos seus desafios empresariais se for aberto e honesto com eles", escreve Paul Spiegelman.
Scott Steinberg, por sua vez, sustenta que os empreendedores irã reforçar as suas plataformas tecnológicas, tornando-se mais móveis e virtuais. "A ligação directa ao consumidor e a obtenção de 'feedback' em tempo real, permitirão optimizar as vendas e as campanhas de marketing", salienta este especialista.
Já Jeff Elgin sugere a aposta num 'franchising'. "Durante este ano vamos ver e ouvir mais más notícias, mas assistiremos também ao aparecimento de novos negócios, ao crescimento do consumo e ao aumentos dos empréstimos às pequenas empresas", avalia.
Um livro
Um comerciante de móveis
![]() | ![]() Bertill Torekull é o autor de “A História da Ikea”, onde revela a origem do sucesso da marca. Um livro editado pela Esfera dos Livros. ![]() |

Bertill Torekull é o autor de “A História da Ikea”, onde revela a origem do sucesso da marca. Um livro editado pela Esfera dos Livros.

Em 1994, a história sobre o interesse de Ingvar Kamprad pelo nazismo e o fascismo cai com estrondo na comunicação social. O caso não era para menos. Este Ingvard Kamprad, afinal, tinha sido o criador da marca IKEA, o homem que conseguiu conciliar o preço com a qualidade e transformou a indústria do mobiliário.
"Com a quantidade de coisas que tenho que preparar para o futuro, e ter de gastar o meu tempo a explicar o que pensava e sentia quando era um rapazito" desabafou, na altura Kamprad. O mesmo que, enquanto havia jovem havia sido "educado por uma avó alemã cheia de amargura e um pai abertamente anti-semita e simpatizante da causa nazi que costumava fazer o seu trabalho de patrão em uniforma militar", escreve Bertil Torekull em "A história da IKEA". Amarca sobreviveu ao passado de Kamprad e Torekull diz que "o escândalo se transformou num modelo de relações com a imprensa".
Hoje a IKEA, é um sucesso. Feito de ideias simples, como demonstra "o testamento de um comerciante de móveis", estruturado em nove pontos por Torekull. O primeiro princípio de Kamprad não podia ser mais simples: "Temos de oferecer uma selecção ampla (...) a preços tão baixos que a imensa maioria das pessoas se possa permitir comprá-los."
Uma revista
Chinesices
![]() | ![]() A capa da Você S/A é feita com a história de um executivo que aceitou o convite para trabalhar com um ex-pedreiro que está a inovar no sector da construção. ![]() |

A capa da Você S/A é feita com a história de um executivo que aceitou o convite para trabalhar com um ex-pedreiro que está a inovar no sector da construção.

A China já despertou e tem um potencial de oportunidades tremendo. Por isso, nada melhor do que conhecer as regras para negociar com chineses. E fique desde já a saber que partilhar um palito é um gesto apreciado.
A revista brasileira Você S/A avisa que a mesa é uma extensão da sala de reuniões e oferece um conjunto de dicas sobre como se comportar nesta ocasião. Antes de mais tenha a noção de que "o lugar à mesa é escolhido de acordo com o nível hierárquico e de que o anfitrião se senta de frente para a porta, uma herança da época em que o trono do imperador ficava nessa posição". Depois é indispensável ter um porta-cartões elegante e não se esqueça de receber o cartão do anfitrião com as duas mãos. Evite levar um advogado para o auxiliar, porque os chineses associam esta profissão a situações de litígio e lembre-se, sublinha a Você S/A, que "as negociações se dão enquanto os pratos (são 12) vão chegando. Nada de esperar pela sobremesa. Os chineses negoceiam mesmo antes de pedirem as bebidas."
Leve ainda em consideração que deve aceitar comer a cabeça do peixe se o anfitrião a oferecer e sinta-se à vontade para arrotar ou fazer barulhos durante as refeições, porque isso é comum entre os chineses.
Mais lidas