pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

A semana

O prémio ACP Diogo Vasconcelos tem um valor pecuniário de 7.500 euros e será entregue até final deste ano

13 de Outubro de 2011 às 10:39

Ciência

SolarSel e Sysmovare ganham prémios

O sistema de selagem SolarSel e a empresa Sysmovare, que desenvolve soluções informáticas, são os vencedores da 1.ª edição dos prémios ACP Diogo Vasconcelos, foi hoje anunciado. Em comunicado, a Associação Comercial do Porto (ACP), que organiza, em parceria com a Universidade do Porto (UP), estes dois prémios, refere que "cada um dos dois vencedores receberá um prémio pecuniário no valor de 7.500 euros".

A cerimónia de entrega dos prémios ACP Diogo Vasconcelos terá lugar até ao fim do ano, no Palácio da Bolsa. Diogo Vasconcelos, um dos grandes impulsionadores do Plano Tecnológico e da proximidade da sociedade às novas tecnologias, faleceu no passado dia 8 de Julho. Logo após a sua morte a ACP e ea UP anunciaram a criação deste prémio em sua homenagem

O projecto SolarSel, que venceu o prémio Applied Research, foi desenvolvido pelos departamentos de Engenharia Química e Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em parceria com a EFACEC, CIN e CUF-QI. O prémio foi atribuído ao SolarSel "pelo desenvolvimento de um sistema totalmente inovador de selagem e montagem de Dye-Sensitised Solar Cells (DCS), que permite assegurar a estanquicidade e estabilidade dos módulos fotovoltaicos a longo prazo, viabilizando e potenciando a sua utilização prática, com claras vantagens face a outras tecnologias".

A ACP acrescenta que, "ao melhorar o desempenho das DCS, o sistema SolarSel permite, entre outros benefícios, um melhor aproveitamento da radiação solar, uma maior redução de custos e um maior potencial de aplicações (fachadas e janelas, por exemplo)". A empresa Sysnovare, que venceu o prémio na categoria Technology Export, foi distinguida pelo "desenvolvimento de soluções de software de gestão para empresas e entidades públicas, que permite sistematizar e simplificar os processos diários nas organizações". LUSA

Schnellecke cria 350 empregos

A Schnellecke, que pré-fabrica mais de 30 componentes para a carroçaria dos modelos produzidos na Volkswagen, tem actualmente um volume de negócio de 28 milhões de euros, sendo um terço gerado pela área logística e os restantes dois terços na produção de componentes. A aposta da Schnellecke Portugal passa pela duplicação da facturação na área logística. "Nessa perspectiva, pretendemos criar entre 330 e 380 novos postos de trabalho, já que a logística é muito intensiva em termos de mão-de-obra" afirma Miguel Sousa, director-geral da empresa, em comunicado. Nos próximos três anos, a Schnelleke prevê investir quatro milhões de euros.

Campanhas

Criatividade com a marca IADE

A exposição - inserida na quarta edição da "Oficina de Portfolio®" - tem como tema "Working Class Heroes" e está patente no Museu das Comunicações, em Lisboa, até 28 de Outubro.

A quinta edição da "Oficina de Portfolio®" arranca em Novembro e decorre até Fevereiro de 2012, apostando em parcerias e protocolos com empresas, ateliês, agências e associações, tendo já garantida a presenças de novas marcas.

BA oferece antiga fábrica

O presidente da direcção executiva da BA, Jorge Alexandre, considera que, apesar dos tempos de crise, "a doação é grande", mas os "princípios bases de gestão da empresa são os mesmos antes, durante e pós crise", pelo que a empresa vai manter a vertente social "apesar das dificuldades financeiras que as empresas atravessam".

Quando a BA propôs a doação do espaço, no âmbito da construção de um armazém nas traseiras da Ivima, impôs como condição que teria de ser para "fins sociais, de preferência para áreas ligadas à educação", referiu Jorge Alexandre e a autarquia cumpriu o desejo. Lusa

Ver comentários
Publicidade
C•Studio