José Miguel de Abreu - Uma vida inteira encaixada em 10 anos
Ele fez isto em dez anos: esteve no teatro, partiu para Londres, e acabou por regressar ao teatro; depois, trabalhou na área de arquitectura, abriu um negócio próprio e voltou novamente ao teatro; entretanto, foi para Nova Iorque, tornou-se professor...
Só tem 33 anos, mas já passou por Londres e Nova Iorque, lançou um negócio próprio, foi professor e tem várias experiências empresariais no currículo.
Só tem 33 anos, mas já passou por Londres e Nova Iorque, lançou um negócio próprio, foi professor e tem várias experiências empresariais no currículo.
Ele fez isto em dez anos: esteve no teatro, partiu para Londres, e acabou por regressar ao teatro; depois, trabalhou na área de arquitectura, abriu um negócio próprio e voltou novamente ao teatro; entretanto, foi para Nova Iorque, tornou-se professor, experimentou o imobiliário, os vinhos e, agora, está na consultoria criativa. É mesmo coisa para cansar, mas quem tem 33 anos e já fez isto tudo, é de supor que tem margem para continuar a fazer mais.
Convém dizer que "ele" é José Miguel de Abreu, actualmente director executivo da Yellowtail.
Com sede no Porto, junto da Foz, a empresa actua na área do "marketing", publicidade, organização de eventos e relações públicas, entre outras áreas (ver caixa ao lado). É a aventura mais recente de José Miguel de Abreu, por onde o próprio admite passar os próximos tempos, após dez anos de fazer inveja aos que gostam de viajar e de experimentar tudo.
Um início à poeta
No fundo, esta é uma história que começa com Fernando Pessoa - não o escritor, mas a Universidade com o nome do poeta. Depois de acabar o curso em ciências da comunicação, José Miguel de Abreu foi parar ao Teatro Nacional São João (TNSJ) - foi o primeiro emprego.
Então com 23 anos, o actual director executivo da Yellowtail teve o convite para ficar no TNSJ, mas acabou por seguir um rumo mais britânico. Pegou no dinheiro que poupou e foi para Londres fazer um curso de "art direction".
Findas as aulas, regressou a Portugal e a oferta para ir para o TNSJ voltou a surgir. Tornou-se assessor de Ricardo Pais, homem indissociável da vida recente do São João, até que a vida trouxe uma surpresa política: estávamos no "reinado" de António Guterres e, a dada altura, o ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho, saiu do Governo. Ricardo Pais acompanhou a iniciativa do então ministro da Cultura e saiu do TNSJ.
Como é natural, José Miguel de Abreu também saiu e a experiência seguinte foi a arquitectura. Começou a trabalhar com Nuno Lacerda Lopes e ficou à frente do departamento de comunicação da empresa do arquitecto. "Entretanto, montei um negócio próprio com uns amigos, na Rua 31 de Janeiro, no Porto. A actividade era a de importação e comercialização de marcas de roupa. Isto em 2001, em plenas obras do Porto Capital Europeia da Cultura. Foi o primeiro negócio que criei", conta José Miguel de Abreu.
Retrato
Sede: Porto
Ano de criação: 2008
Área de actividade: consultoria criativa
Volume de negócios: 300 mil euros (previsão para 2009)
Postos de trabalho: quatro pessoas fixas + subcontratação quando necessário
Projectos futuros: criar mais dois postos de trabalho e chegar à Galiza
Nova Iorque, aulas e Yellowtail
O negócio da roupa correu bem, mas acabou por ser vendido - o tempo não dá mesmo para tudo. É que o actual responsável da Yellowtail lançou-se por outros rumos: foi para Nova Iorque em 2004, onde fez um curso de realização; posteriormente, deu aulas na Universidade Católica, na área de direcção artística.
E há mais: em 2005, partiu para a Réplica, onde se envolveu no "rebranding" desta imobiliária e, três anos depois, José Miguel de Abreu foi parar à Essência do Vinho. Já em Outubro do ano passado, um amigo lançou-lhe o desafio de ir para a Yellowtail, empresa que espera facturar 300 mil euros no final de 2009.
"Nos próximos anos, é para ficar por aqui", remata José Miguel de Abreu, que encaixou em 10 anos o que alguns homens não fazem numa vida inteira.
A Yellowtail criativa que já fez canais corporativosA Yellowtail existe desde Maio de 2008, mas sofreu uma remodelação significativa em Novembro do ano passado. Numa fase inicial, uma das áreas de negócio da empresa portuense era a dos canais corporativos, muito na linha do que empresas como a Caixa Geral de Depósitos e a Galp têm. Em Agosto de 2008, a Primavera Software interessou-se por esta área de negócio da Yellowtail, que acabou por adquirir. Entretanto, e como a Yellowtail já tinha vida própria, João Miguel de Abreu recebeu um convite para desenvolver uma nova área de negócio na empresa, desafio que foi aceite. Em Novembro, começou a trabalhar na Yellowtail e criou o que designa por "consultoria criativa". Os serviços da empresa apontam fundamentalmente para áreas como o "marketing", "branding", organização de eventos, assessoria de comunicação e afins. A Yellowtail cria marcas de raiz, reformula as já existentes, procede à compra e gestão: no fundo, cria pacotes à medida das necessidades de cada cliente. A empresa já trabalhou para clientes como a Naturar, a Cosmaral e a Squarestone, entre outras. O objectivo, agora, é o de entrar no mercado da Galiza e fechar o ano com 300 mil euros de facturação. O capital social da empresa está repartido por quatro sócios. |
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