Dona do Claude e concorrente do ChatGPT avalia-se em 380 mil milhões
A Anthropic, dona do Claude e empresa fundada pelos irmãos Amodei, avaliou-se em 380 mil milhões de dólares (320 mil milhões de euros, à taxa de cambio atual) ao recolher um financiamento de 30 mil milhões de dólares (25 mil milhões de euros)
“O investimento impulsionará a investigação de ponta, desenvolvimento de produtos e expansão de infraestruturas que tornaram a Anthropic líder de mercado em inteligência artificial [IA] empresarial e codificação”, destaca a tecnológica liderada por Dario e Daniela Amodei.
PUB
A ronda de investimento, da série G, foi liderada pelo GIC e Coatue, somando a participação de mais de uma dezena de fundos. Neste montante estão ainda incluídos os investimentos prometidos pela Microsoft e Nvidia, na ordem dos 5 mil milhões de dólares e 10 mil milhões, respetivamente, que tinham sido anunciados em novembro do ano passado, como parte de uma parceria entre as tecnológicas e a dona do “chatbot” Claude.
Esta avaliação de 380 mil milhões significa que a empresa vale pouco mais de metade do que a dona do ChatGPT, a OpenAI, que está atualmente a recolher financiamento para acelerar a criação de centros de dados, podendo avaliar-se em 830 mil milhões de dólares (700 mil milhões de euros).
PUB
“Foi há menos de três anos que a Anthropic registou o seu primeiro dólar em receitas. Hoje, a nossa receita anual é de 14 mil milhões de dólares, com esse número a crescer mais de 10 vezes ao ano em cada um dos últimos três anos”, destaca a empresa, ao passo em que a dona do ChatGPT observou, até junho de 2025, uma receita de 10 mil milhões.
Os dados divulgados pela Anthropic mostram que os clientes têm vindo a gastar mais de 100 mil dólares ao ano com o Claude, que cresceu sete vezes no último ano. “Oito das empresas da Fortuna 10 são agora clientes do Claude”, lê-se na missiva que dá conta do investimento.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda