Huawei arranca com entregas de "chips" a empresas excluídas da lista da Nvidia
A tecnológica Huawei já iniciou as entregas do seu megachip de Inteligência Artificial (IA) às empresas que eram clientes da Nvidia, mas foram excluídas devido às tarifas de Donald Trump.
PUB
De acordo com o Financial Times, a chinesa Huawei já vendeu mais de 10 conjuntos de tecnologia, o que representa um valor bastante elevado de "chips" e também de capacidade.
As primeiras entregas destinaram-se a data centers onde estão as maiores empresas de tecnologia chinesa. Os analistas consultados pela publicação mostram-se surpreendidos pela velocidade com que a Huawei conseguiu produzir e distribuir o seu "cluster" de semicondutores, que agrega um total de 384 processadores.
PUB
Este passo, que marca a capacidade de fornecimento de poder de computação para desenvolver modelos e serviços de IA, evidencia o facto da China ter agora mais capacidade para avançar em termos tecnológicos, já não estando totalmente dependentes das empresas americanas.
A Huawei continua a acelerar o desenvolvimento de chips de IA para ajudar as empresas chinesas a competir com os seus concorrentes. O bloqueio a tecnologia norte-americana, através das elevadas tarifas, tentou restringir a soberania do bloco chinês.
PUB
No entanto, com a utilização de mais chips, a solução da Huawei requer mais gastos energéticos e a manutenção é também mais dispendiosa, podendo custar até cinco vezes mais do que as soluções da Nvidia.
Mais lidas
O Negócios recomenda