Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Filas de espera nos aeroportos podem acabar já em 2021

Um projeto experimental da tecnológica portuguesa Vision-Box promete acabar com as filas de espera que se formam nos aeroportos. A solução, que vai ser testada em Lisboa, já existe na Holanda e no Dubai.

A carregar o vídeo ...
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...
É um projeto-piloto que "inclui toda a experiência do passageiro desde o check-in ao embarque", e deverá ficar operacional no aeroporto de Lisboa já em 2021. Não é uma promessa, mas é a crença de Miguel Leitmann, CEO da Vision-Box, a empresa que está a desenvolver a solução. 

A empresa, que é responsável pelo sistema de controlo automático de fronteiras nos aeroportos nacionais, quer "aumentar o nível de automatização" destes espaços através da biometria, que permite fazer o reconhecimento facial dos passageiros, tornando desnecessários os documentos em papel, como os cartões de embarque ou passaportes, revela o responsável em entrevista ao Negócios e à Antena 1. 

"A vantagem que estas soluções trazem é que finalmente obrigam a que os vários operadores, desde a companhia área ao aeroporto e às autoridades, se juntem e criem um processo comum à experiência do passageiro, porque essa é a grande razão de hoje existirem filas de espera", sublinha Miguel Leitmann.

"O operador não fala com a companhia, e a companhia não fala com os agentes da autoridade. Portanto, o passageiro tem de repetir várias vezes um processo de controlo ao longo do seu trajeto até ao embarque". A solução da Vision-Box "integra isso tudo numa única plataforma e torna o processo invisível para o passageiro". O objetivo é alargar o sistema a todos os aeroportos nacionais.
Ver comentários
Saber mais miguel leitmann conversa capital vision-box check-in contactless fronteiras aeroporto
Outras Notícias