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FTC acusa Amazon de usar táticas "manipuladoras" para levar clientes para o serviço Prime

A Comissão Federal do Comércio dos EUA submeteu um processo contra a gigante de e-commerce por práticas "manipuladoras e enganosas".

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amazon Pascal Rossignol / Reuters
21 de Junho de 2023 às 20:09

A Comissão Federal do Comércio dos EUA (FTC na sigla inglesa) acusa a Amazon de ter levado milhões de utilizadores a subscreverem o seu serviço Prime - assinatura mensal ou anual com diversos benefícios - de forma enganosa e de posteriormente dificultar o processo de cancelamento dessa mesma subscrição. 

O processo, intentado em Washington, alega que a gigante norte-americana sabia que estava a angariar subscritores sem o devido consentimento, tendo usado "interfaces de utilizador que são manipuladoras, coercivas ou enganosas para levar os consumidores a automaticamente renovarem as subscrições do serviço Prime".

"A Amazon enganou e encurralou os utilizadores em subscrições recorrentes sem o seu consentimento, não só frustrando-os mas causando também a perda de uma quantia significativa de dinheiro", afirmou Lina Khan, responsável pela FTC, num comunicado a que o Financial Times teve acesso. 

A gigante de e-commerce negou as acusações da FTC, classificando-as como "falsas". "É simples e claro" cancelar a subscrição Prime, garantiu.

A FTC alega ainda que esta é uma questão da qual a Amazon tinha conhecimento e acusa-a de, apesar disso, ter "retardado e evitado alterações à experiência do consumidor que preveniriam esta situação, mas que também afetariam negativamente os resultados da empresa".

"A Amazon enganou e encurralou os utilizadores em subscrições recorrentes sem o seu consentimento, não só frustrando-os mas causando também a perda de uma quantia significativa de dinheiro", afirmou Lina Khan, responsável pela FTC, num comunicado a que o Financial Times teve acesso. 

A gigante de e-commerce negou as acusações da FTC, classificando-as como "falsas". "É simples e claro" cancelar a subscrição Prime, garantiu.

A FTC alega ainda que esta é uma questão da qual a Amazon tinha conhecimento e acusa-a de, apesar disso, ter "retardado e evitado alterações à experiência do consumidor que preveniriam esta situação, mas que também afetariam negativamente os resultados da empresa".

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