pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Lucro da Novabase encolhe cerca de 15% em 2025

A Novabase fechou o ano passado com uma quebra de 7% no volume de negócios, para 124,5 milhões de euros.

DR
18 de Fevereiro de 2026 às 17:00

A Novabase viu os lucros recuarem 14,6% no ano passado, para cerca de 5,5 milhões de euros, indicou esta quarta-feira a empresa tecnológica em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A empresa viu o volume de negócios encolher 7%, para 124,5 milhões de euros, o que a Novabase justifica com a "estratégia seletiva e foco na rentabilidade, sobretudo no Médio Oriente".

Os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) aumentou 16%, até aos 18,9 milhões de euros, com a margem EBITDA a melhorar de 12,2% para 15,2%. A empresa sublinha que a base de clientes cresceu 4%.

"Reduzimos a exposição a atividades menos diferenciadas, reforçámos o foco em ofertas de maior valor acrescentado e aumentámos a disciplina de execução em toda a organização. Os resultados de 2025 refletem claramente esta evolução", assinala o presidente da empresa, Luís Paulo Salvado, citado no comunicado.

"Apesar de uma redução de 7% no volume de negócios, o EBITDA total aumentou 16% e o resultado líquido das operações em continuação quase dobrou. No segmento Next-Gen, a margem EBITDA atingiu 15,2%, o nível mais elevado de sempre e três pontos percentuais acima de 2024", acrescenta.

No entanto, reconhece que "o resultado líquido reduziu-se 15% devido ao reconhecimento de reservas de conversão cambial negativas no montante de 5,6 milhões de euros, sem impacto em caixa, na sequência da alienação da nossa subsidiária em Angola".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio