Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Rival do Youtube mete Google em tribunal por ofuscar sites de concorrentes

O Rumble, uma plataforma de partilhas de video à imagem do Youtube, colocou a Alphabet em tribunal por alegadas práticas anticoncorrenciais.

Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 12 de Janeiro de 2021 às 15:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O Rumble, uma rival do Youtube enquanto plataforma de partilha de vídeos, acusou a Alphabet - dona da Google e também do Youtube - de abusar do poder do seu motor de busca para ofuscar os sites e produtos das empresas concorrentes.

A empresa sediada em Toronto, no Canadá, abriu um processo contra a Alphabet no tribunal da Califórnia, alegando que a empresa está a "manipular injustamente os seus algoritmos de pesquisa" de forma a colocar o Youtube sempre acima do Rumble nos motores de busca.

A acusação inclui a prioridade dada pelos telemóveis android em pré-instalar a aplicação do YouTube. Junta-se assim a outros casos de práticas anticoncorrenciais que a dona do Google tem sido alvo.

Atualmente, a Google está a passar pelo maior processo contra as suas práticas dos últimos vinte anos, depois da acusação sobre a Microsoft, que a obrigou a reinventar o negócio.


Mas, apesar de ter dimensões maiores do que os anteriores processos, antevê-se que o seu desenvolvimento seja moroso - como os antecessores - para fazerem estragos imediatos no desempenho bolsista. A primeira acusação contra a Alphabet, dona da Google, foi feita pela União Europeia (UE) em 2010, mas só em 2017 resultou em multa, num processo que ainda cambaleia pelos tribunais. 

Atualmente, além do processo avançado pelos Estados Unidos, existem 
três acusações de Bruxelas em curso, que envolvem o motor de busca, o sistema operativo Android (concorrente do iOS da Apple) e a forma como a empresa montou o mercado de publicidade. 

Ver comentários
Saber mais Youtube Rumble Google Alphabet economia negócios e finanças tecnologias de informação ciência e tecnologia telecomunicações economia (geral) tecnologia (geral) media
Outras Notícias