Xiaomi apresenta novos equipamentos IoT e 15T vai permitir comunicações "offline"
A Xiaomi quer continuar a ganhar quota de mercado. Atualmente, os "smartphones" e os robôs aspiradores estão no foco, mas a marca chinesa continua a apresentar todo o tipo de equipamentos e dispositivos, aliando-lhes, agora, a inteligência artificial.
É a segunda marca de "smartphones" mais vendida em Portugal, com uma quota de mercado de 30% e a morder os calcanhares da líder Samsung, que tem perdido algum espaço nos últimos anos. A Xiaomi apresenta a nova série 15T e 15T Pro ao mercado europeu, num posicionamento "premium" mas a um preço amigo do bolso dos consumidores. O mesmo acontece para a nova linha de equipamentos de Internet of Things (IoT).
Ainda que apresente uma evolução neste equipamento, a Xiaomi quis colocar mais enfoque no Offline Communication. Esta nova funcionalidade, que a marca de origem chinesa acredita destacar-se no mercado atual, permite fazer comunicações sem acesso a rede móvel ou Wi-Fi. Rui Fernandes, Field Force and Training Manager da Xiaomi Portugal, apelida esta novidade como a função "walkie-talkie", uma vez que permite fazer uma chamada até uma distância de 1,9km de distância no Pro e de 1,3km no 15T, sem a necessidade de rede.
Esta função só é possível devido ao sistema Astral Communication, que possui antenas inteligentes e de elevado desempenho com inteligência artificial. O propósito é garantir ligações estáveis e optimizar a qualidade do sinal, nomeadamente de GPS, Bluetooth e Wi-Fi
A marca chinesa optou ainda por atualizar o "design" e a fotografia na nova série, embora mantendo a parceria histórica com a Leica. Desta vez, a Xiaomi traz uma câmara tripla: principal, ultra grande-angular e teleobjetiva, com o 15T Pro a apresentar a teleobjetiva Leica 5x Pro, a "primeira câmara periscópica num equipamento", que apresenta zoom óptico até cinco vezes e até 20 vezes no Ultra Zoom.
Os dois modelos têm então uma câmara principal de 50MP com lente Leica Summilux com aberturas de f/1,7 no Xiaomi 15T e f/1,62 no 15T Pro, perfazendo as características necessárias para captar mais luz em fotografias noturnas e em interior.
Qual o preço destes equipamentos?
A Xiaomi aponta que estes equipamentos têm um "honest price" em relação às características e funcionalidades que colocam no mercado.
O 15T chega com 12 GB de memória e 256 GB de armazenamento por 649,99 euros. Já o modelo acima é um pouco mais dispendioso: 12GB de memória e 512 GB de armazenamento ficam por 899,99 euros e a versão com 1 TB é colocado à venda por 999,99 euros.
HyperOS ganha dinâmica
Com mais de 989 milhões de equipamentos conectados diariamente pelo mundo, a atualização do sistema operativo HyperOS torna-se essencial.
"A experiência visual fica muito mais atrativa", explica Tiago Flores, country diretor da Xiaomi Portugal, apontando que a HyperIsland (ilha dinâmica) vai ser adaptativa às necessidades de cada utilizador, permitindo acompanhar "até três aplicações em simultâneo" e fica também disponível acrescentar aplicações fora da Xiaomia a esta dinâmica.
Vai existir ainda uma melhor interconectividade entre dispositivos do ecossistema da marca chinesa e de equipamentos de outras marcas. A Xiaomi expande, com a atualização que fica disponível a partir de novembro nos equipamentos agora apresentados, a função de espelho para o MacBook e o iPad da Apple. E nem o iPhone fica de fora: "vai ser possível partilhar vídeos, contactos, fotografias e Wi-Fi através do 'touch to share'", adianta Tiago Flores.
E como a inteligência artificial está na ordem do dia, a marca acrescentou novas funcionalidades de texto, vídeo, imagem e áudio. O assistente de texto, que gera descrições a partir de imagens, tem agora uma maior pressão para ser certeiro, até porque a Xiaomi conseguiu integrar o GPT-4o mini para gerar mais conveniência para os consumidores.
A inteligência artificial a funcionar no HyperOS vai ainda permitir eliminar ruído e melhorar a gravação de áudios e de vídeos, permitindo selecionar apenas a voz e destacá-la. Entre as novidades está o AI Search, sendo agroa possível procurar documentos e informações dentro do "smartphone" a partir de contexto, além de elaborar um resumo do que encontrou e combinar as informações.
Wearables e um novo robô aspirador
Depois da gama de "smartphones", a Xiaomi apresentou ainda os seus "wearables" e produtos de AIoT (fusão de IA com IoT). Um relógio, uma banda, auriculares, dois robôs aspiradores, uma televisão e uma câmara de vigilância.
O Watch S4 41mm é o "smartwatch" que permite, à semelhança de outros, verificar notificações, acompanhar treinos e ainda consultar estatísticas de saúde. Possui mais de 150 modos de desporto e o próprio "smartphone" pode ser controlado através do relógio. O "smartwatch" tem ainda um assistente de segurança, que permite ligar para um contacto de emergência, partilhar a localização e ainda alerta se detetar irregularidades. O preço varia entre os 159,99 euros e os 169,99 euros.
Os Open Wear Stereo Pro afastam-se dos tradicionais "earbuds" que têm chegado ao mercado, apostando num formato mais ergonómico. Este equipamento tem até 45 horas de bateria, com o estojo, em vez das anteriores 38 horas de autonomia. Existe ainda um sistema atualizado de redução de fuga de som que diminui a dispersão em mais de 60%. O preço é de 149,99 euros.
O Robot Vacuum 5 e 5 Pro aliam a IA à limpeza mais profunda, uma vez que tem um radar retrátil inteligente que pode agora chegar a móveis com 9,5cm de altura. A integração de IA e a presença das três câmaras permite reconhecer a sujidade e evitar obstáculos num ambiente mais desorganizado. O preço destes equipamentos - que representa 16% das vendas em território nacional - é de 649,99 euros e 799,99 euros.
A aposta nas televisões também veio para ficar. A Xiaomi apresenta agora a TV S Pro Mini Led em três tamanhos: 55'', 65'' e 75''. Esta nova série apresenta-se com baixo reflexo, garantindo a nitidez sob luz direta, e está equipada com Dolby Atmos. O preço de venda vai dos 699,99 euros até aos 1.099,99 euros.
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