Vai viajar para fora de Portugal? Atenção ao roaming

Nem todos os países da Europa estão incluídos no roaming, e os preços das chamadas e dados móveis podem significar uma fatura mais elevada no fim do mês.
Comunicações no Reino Unido, Suíça e Turquia são mais caras.
Bruno Colaço
Inês Pinto Miguel 20 de Julho de 2025 às 16:00

Podia ser só ligar os dados móveis ou fazer chamadas, mas nem sempre funciona de forma tão simples. Nas viagens para o estrangeiro há quem faça o trabalho de casa e opte por comprar um eSim ou simplesmente internet. 

A Anacom lembra que há destinos em que há necessidade dos portugueses se precaverem, enquanto em outros, nomeadamente no espaço europeu, não precisam de ter atenção. 

PUB

Por exemplo, um destino dentro do Espaço Económico Europeu, isto é, União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein, é aplicada a regra do Roaming Like at Home. De forma simplificada, é aplicado o tarifário nacional, exatamente como se estivesse em território português. 

Nestes casos, o tráfego de internet é descontado do contrato até ao limite do tarifário e em chamadas e mensagem paga-se o mesmo.

Ainda assim, o regulador das comunicações lembra é preciso atenção, uma vez que há operadores que podem aplicar uma Política de Utilização Responsável para evitar abusos de uso prolongado no estrangeiro.

PUB

O sistema de Roaming Like at Home não se aplica e fazer uma chamada ou enviar uma mensagem pode simbolizar um custo elevado. Fora deste Espaço Económico Europeu estão incluídos países fora da Europa, mas também o Reino Unido, Suíça e Turquia. 

Há operadoras que oferecem pacotes específicos para determinados países, pelo que poderá sempre consultar com o operador se existe algum pacote de roaming mais económico.

PUB


Pub
Pub
Pub