Amazon lança satélites para o espaço e prepara-se para concorrer com Starlink
A Amazon quer colocar 3.236 satélites em órbita, mas metade tem de chegar até meados de 2026. Este será mais um pilar no negócio da empresa fundada por Jeff Bezos, que agora se encontra dedicado à Blue Origin.
A Amazon lançou para órbita os primeiros satélites da constelação de internet de banda larga que integra o Projeto Kuiper, que visa concorrer diretamente com a Starlink de Elon Musk.
A empresa liderada por Andy Jassy lançou os primeiros 27 satélites do projeto a partir da Florida, depois de ter anunciado um investimento de 10 mil milhões de dólares em 2019 para o fazer.
Serão, no total, 3.236 satélites que a Amazon planeia enviar para baixa órbita nos próximos anos. O objetivo é transmitir internet de banda larga para consumidores, empresas e governos.
A constelação da Amazon quer impôr-se como uma solução ao Starlink do multimilionário Musk, num momento em que vários governos procuraram alternativas.
Important moment for @ProjectKuiper as we just confirmed our first 27 production satellites are operating as expected in low Earth orbit. While this is the first step in a much longer journey to launch the rest of our low Earth orbit constellation, it represents an incredible… pic.twitter.com/sb2eO6n6Im
Este será também o "quarto pilar" da Amazon, que aposta todas as suas forças na Amazon Web Services (cloud), no comércio eletrónico e no Prime.
Com os primeiros satélites colocados no ar, e mais a chegarem, o Projeto Kuiper ambiciona ter o serviço de internet a funcionar até ao fim do ano. Ainda sem grandes detalhes, Andy Jassy prevê que a conectividade possa chegar até 400 milhões de clientes quando estiver totalmente operacional.
A Amazon já tinha lançado dois protótipos para o espaço antes do voo que aconteceu esta segunda-feira, embora o primeiro lançamento tenha estado marcado para 2024.
Atualmente a Starlink possui mais de 60% de todos os satélites que se encontram em órbita, suprimindo as necessidades de 4,5 milhões de clientes.
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