pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

CTT vão processar 125 mil encomendas por dia com novo centro no Algarve

O recém automatizado centro em Algoz foi alvo de um investimento de 1,5 milhões de euros, que lhe permite duplicar a capacidade de processar encomendas para a região do Algarve e até servir parte da Andaluzia.

CEO dos CTT admite que este é o primeiro centro automatizado do sul de Portugal.
CEO dos CTT admite que este é o primeiro centro automatizado do sul de Portugal.
21 de Julho de 2025 às 15:25

Os CTT estão a apoiar-se no negócio Expresso para crescer, e está a resultar. Os Correios investiram 1,5 milhões de euros para automatizar o centro de operações em Algoz, de forma a permitir uma distribuição mais rápida das encomendas na região do Algarve, mas também em alguns concelhos do Alentejo e outros fronteiriços da Andaluzia.

O CEO dos CTT, João Bento, disse ao Negócios que este investimento faz parte do modelo que se tem seguido nos últimos anos. "Quando os volumes numa dada região atingem determinados limiares, temos de abrir novos centros para ter mais área ou automatizá-los" e foi isso que aconteceu, depois do centro aberto em 2022 ter esgotado a capacidade para processar as encomendas que lhe chegavam. Com a tecnologia agora integrada - com a ajuda de um parceiro chinês -, o centro de Algoz vai processar 125 mil encomendas por dia, duplicando a capacidade anteriormente instalada. 

Contudo, este é também um piscar de olhos duplo: ao segmento Expresso e a Espanha. De acordo com João Bento, as encomendas têm vindo a tornar-se "o negócio mais importante, o que mais cresce e o que mais margem dá", sendo que a aproximação a Espanha também não é inocente. No ano passado, os CTT anunciaram a por 104 milhões de euros e ainda uma para o mercado ibérico.

Por isso mesmo, o centro operacional em Algoz faz parte de uma "operação ibérica e integrada". "Vai servir toda a região do Algarve, algumas do Alentejo e vai ser decisivo para o corredor Algarve-Andaluzia, por isso também vai servir alguns destinos costais da Andaluzia", explica João Bento no dia da inauguração deste centro. 

Atualmente a criar 200 postos de trabalho, dos quais 50 diretos nos CTT, o CEO adianta que estes vão duplicar em "peak season". "Vamos ter 100 trabalhadores diretos dos CTT e 300 de prestadores. A 'peak season' começa em outubro e vai até ao Natal, que é a altura mais complicada em termos de entregas de encomendas". 

Por ser o primeiro centro automatizado dos CTT no sul do país, João Bento aponta a existência de 150 rotas. O que isso significa? "Todos os dias de manhã partem daqui 150 carros para fazer a distribuição das encomendas".

Esta proximidade a Espanha permite ainda, segundo o CEO, atrasar o fecho das encomendas por uma hora, dando uma hora extra aos algarvios e alentejanos para fazerem as suas encomendas, de forma a que estas cheguem no dia seguinte. Esta é também uma vantagem para as empresas clientes dos CTT, uma vez que lhes permite receber mais pedidos e vender mais.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio