Nos obtém financiamento "verde" no valor de 260 milhões de euros
A operação destina-se a refinanciar as necessidades de 2026 e tem maturidades até 2031, “reforçando a estabilidade da estrutura de financiamento da NOS no médio e longo prazo”. Os bancos envolvidos na operação são o BBVA, o BPI, o Banco Montepio, a Caixa Geral de Depósitos e o BCP.
- 2
- ...
A Nos obteve um financiamento “verde” no montante global de 260 milhões de euros através de operações com cinco bancos, destinadas a refinanciar as necessidades de 2026 e com maturidades até 2031, “reforçando a estabilidade da estrutura de financiamento da Nos no médio e longo prazo”. Os bancos envolvidos na operação são o BBVA, o BPI, Banco Montepio, Caixa Geral de Depósitos e BCP.
“As operações referidas foram contratadas em condições competitivas e enquadram -se na estratégia financeira da Nos, contribuindo para a manutenção de um custo médio de financiamento reduzido, posição de liquidez confortável, otimização do perfil de maturidades, e suporte à atividade operacional e aos objetivos estratégicos do grupo”, refere a telecom em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A Nos destaca que, após as transações, passa a ter cerca de 85% da sua dívida contratada associada a objetivos de sustentabilidade, “reforçando o seu compromisso com a integração de critérios ambientais, sociais e de governação (ESG) na sua estratégia financeira, alinhando o custo do financiamento com o desempenho em matéria de sustentabilidade”.
Sobre os indicadores de dívida, a empresa refere que, no final do terceiro trimestre, “o rácio Dívida Financeira Líquida / EBITDA Após Leasings da Nos era de 1,6x”, situando-se “abaixo da referência estabelecida na sua política financeira, de aproximadamente 2x”. A empresa entende que os números refletem “uma gestão financeira prudente pela empresa e a solidez do seu balanço”.
“Estas operações reforçam a solidez da estrutura de capital da Nos e refletem a confiança do setor financeiro na estratégia e no perfil de risco do Grupo. Ao mesmo tempo, aprofundam a ligação entre o custo do financiamento e o nosso desempenho em matéria de sustentabilidade, em linha com as melhores práticas internacionais e com os compromissos assumidos pela NOS,” afirma Pedro Cota Dias, diretor de Investor Relations e Corporate Finance da Nos, num comunicado à parte.
Mais lidas