Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vodafone confirma potencial fusão com rival britânica Three

É uma fusão que há muito é ponderada pelo mercado. A confirmar-se, o grupo liderado por Nick Read será sócio maioritário do negócio conjunto.

Reuters
Sílvia Abreu silviaabreu@negocios.pt 03 de Outubro de 2022 às 15:17
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

A Vodafone admitiu esta segunda-feira estar em conversações com a CK Hutchison Holdings para uma fusão com a sua operadora em solo britânico, a Three. A junção dos dois grupos é uma hipótese há muito considerada no mercado, que surge após várias tentativas de consolidação das operadoras de telecomunicações na Europa.

Em caso de consolidação dos dois grupos, a Vodafone ficaria com 51% das ações e a CK Hutchison com 49%, revelou a empresa numa nota hoje divulgada. O negócio será baseado em alocação de dívida, ou seja, neste caso, a Vodafone assumiria 51% da dívida da operadora britânica. 

Contudo, o grupo liderado por Nick Read ressalva que não há garantias de que haverá um acordo para a fusão. A CK Hutchison também confirmou que estão a decorrer conversações. 

Não é a primeira vez que os dois grupo fundem operações, tendo tal acontecido na Austrália. Já no final de 2021 a Vodafone mostrous interesse em adquirir a rival. 

Ao início da tarde, na sequência do anúncio, avançado inicialmente pela Sky News, as ações da Vodafone chegaram a subir 3,6%.

"Ao combinarmos os negócios, a Vodafone Uk e a Three Uk vão ganhar a escala necessária para acelerar o desenvolvimento total do 5G", disse a operadora britânica, acrescentando que este passo desafiaria as operadoras de telecomunicações já bem consolidadas no mercado, referindo-se ao BT Group e ao Virgin Media O2.

Ainda na sexta-feira, o grupo britânico anunciou um acordo com a Masmóvil para a compra da Nowo em Portugal, sendo que este está ainda pendente de aprovação regulatória.

Um perda de quase metade do capital em bolsa ao longo dos últimos cinco anos, tornou a Vodafone extremamente vulnerável. O CEO da empresa, Nick Read, tem tentado fundir as unidades de operação com rivais em diferentes mercados, de forma a conseguir angariar capital e dar continuidade ao investimento em novas tecnologias, como a rede 5G.




Ver comentários
Saber mais Vodafone Uk Three CK Hutchison Holdings Europa CK
Outras Notícias