Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Conduril ganha obra para expansão do porto de Sines

A empreitada de prolongamento do molhe leste, num investimento de cerca de 72 milhões de euros, foi consignada à Conduril. A obra vai permitir a Sines receber em simultâneo quatro dos maiores porta-contentores em operação no mundo.

Bruno Simão
Negócios 06 de Fevereiro de 2020 às 19:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As obras de expansão do porto de Sines, que vão permitir duplicar a capacidade instalada de carga contentorizada, arrancou com a consignação dos trabalhos para o prolongamento do molhe leste à Conduril – Engenharia, anunciou a Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

O projeto, com um montante de investimento de cerca de 72 milhões de euros, prevê a extensão do molhe em 750 metros, "o que permitirá reforçar a proteção da zona leste do porto de Sines, designadamente, no que respeita à próxima fase de expansão do Terminal XXI, sob a responsabilidade da concessionária PSA Sines", salientou aquela entidade em comunicado.

A data de conclusão da empreitada está prevista para o primeiro trimestre de 2023, sendo que o prolongamento desta infraestrutura de proteção "criará as condições ideais para a receção, em simultâneo, de quatro dos maiores porta-contentores em operação no mundo, com 400 metros de comprimento fora-a-fora", frisa o porto de Sines.

"Concluída esta próxima fase de expansão, o Terminal XXI duplicará a sua capacidade instalada para 4,1 milhões de TEU (unidade equivalente a  um contentor de 20 pés), o que lhe permitirá projetar a sua posição no contexto internacional, melhorando o seu índice de conectividade aos principais mercados mundiais, numa oferta alargada".

O aditamento ao contrato de concessão para adjudicação da expansão do Terminal XXI foi assinado a 12 de outubro, traduzindo-se num investimento totalmente privado por parte da concessionária da ordem 661 milhões de euros.   

Ver comentários
Saber mais Conduril porto de Sines construção
Mais lidas
Outras Notícias