Linha de alta velocidade de Trás-os-Montes dá primeiro passo
A viabilidade da construção da nova ligação ferroviária para passageiros ou tráfego misto entre Porto, Vila Real, Bragança e a fronteira com Espanha vai agora ser estudada.

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A intenção do Governo de avançar com uma linha de alta velocidade entre Porto, Vila Real, Bragança e a fronteira com Espanha, com possibilidade de ligação a Sanábria/Zamora, deu esta quarta-feira um primeiro passado com a assinatura de um acordo de colaboração entre a Infraestruturas de Portugal (IP), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes para o desenvolvimento dos estudos de viabilidade.
Este é um dos projetos para os quais o Governo mandatou em março a IP a promover a realização dos estudos necessários à tomada de decisão. Além da alta velocidade Porto/Vila Real/Bragança/Espanha , entre esses projetos contam-se ainda a ligação Aveiro/Viseu/Salamanca e a linha, também de alta velocidade, entre Faro e Huelva.
Em comunicado, o Ministério das Infraestruturas e Habitação salienta que “é decisiva a experiência de quem está mais próximo dos territórios na construção das respostas”.
O projeto agora acordado visa estudar a viabilidade de uma infraestrutura ferroviária pesada, apta a serviço de passageiros ou tráfego misto, com traçado a definir entre os corredores possíveis, e características técnicas compatíveis com um sistema de alta capacidade.
“A linha poderá desempenhar um papel relevante no reforço da acessibilidade da região de Trás-os-Montes, no contexto da coesão territorial e do cumprimento dos objetivos de descarbonização do setor dos transportes, que representa cerca de 28% das emissões nacionais de gases com efeito de estufa”, sublinha ainda o gabinete de Miguel Pinto Luz.
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