pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Linha Rosa e expansão da Linha Amarela do Metro do Porto vão custar mais 79 milhões

A construção dos troços Casa da Música-São Bento (Linha Rosa) e a expansão da Linha Amarela (Santo Ovídio-Vila d’Este), ambos do Sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto viram os seus custos derrapar em cerca de 79 milhões de euros.

Metro do Porto abre túnel da Linha Rosa entre Casa da Música e Galiza
Metro do Porto abre túnel da Linha Rosa entre Casa da Música e Galiza Estela Silva Lusa/EPA
10:48

O Governo aprovou o aumento da despesa com a construção dos troços Casa da Música-São Bento (Linha Rosa) e a expansão da Linha Amarela (Santo Ovídio-Vila d’Este), do Metro do Porto num montante de cerca de 78,6 milhões de euros, segundo uma resolução aprovada em Conselho de Ministros na quinta-feira e já publicada em suplemento do Diário da República.

A resolução autoriza a Metro do Porto a realizar despesa até ao montante global de 589.691.967,96 euros, valor ao qual acresce o imposto sobre valor acrescentado (IVA) à taxa legal em vigor". O limite da despesa estava anteriormente fixado em 511.099.415,93 euros, excluindo IVA.

A decisão do Governo decorre de "coeficientes de revisão de preços superiores aos estimados, atualização do custo de construção civil e equipamentos e sistemas para a 2.ª fase do parque de material e oficina em Vila d’Este e à necessidade de trabalhos complementares devido à elevada complexidade da empreitada para construção da Linha Rosa", indica o texto da resolução.

O Executivo defende que a obra poderá contar com um maior contributo de fundos comunitários, aliviando o esforço para os contribuintes. "Tendo em conta a disponibilidade financeira no Programa Sustentável 2030, importa prever o aumento da comparticipação daquele investimento através deste Programa Operacional, sendo que tal permite reduzir o esforço da contrapartida nacional, em função da execução efetiva dos fundos comunitários", assinala.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio