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Uber disponível para vender serviços de táxis em Portugal

A aplicação de transporte diz que já faz o mesmo noutros países e admite publicitar na sua plataforma os serviços prestados por táxis que "são bons para os utilizadores".

uber táxis Lisboa
uber táxis Lisboa Correio da Manhã
28 de Abril de 2016 às 11:31

O director geral da Uber em Portugal, Rui Bento, admite que a empresa pode começar a distribuir serviços para táxis em Lisboa e no Porto, à semelhança do que já acontece noutras cidades estrangeiras.

"Já acontece em múltiplos países a Uber incluir os táxis na sua plataforma, como no Reino Unido e em algumas cidades dos Estados Unidos. A partir do momento em que existe uma base de entendimento e um conjunto de pressupostos que nos permitem garantir que os serviços prestados são bons para os utilizadores, não há razão nenhuma para não o fazermos. Portanto, estamos totalmente abertos para falar sobre o assunto", disse Rui Bento à agência Lusa.

A Uber apresenta-se como uma aplicação para 'smartphones' que liga quem se quer deslocar a operadores que transportam passageiros.

Numa entrevista à Lusa, o responsável lembrou que, quando a Uber chegou a Portugal, em 2014, trabalhou e ainda trabalha com táxis de letra A e T - "táxis não caracterizados que também podem prestar serviços ligados à plataforma".

A entrevista é publicada um dia antes do protesto de taxistas marcado para Lisboa, que prevê reunir quatro mil táxis. 

Questionado sobre o litígio que opõe aquela plataforma ao sector do táxi, Rui Bento lembrou que "não é a primeira vez que existe este tipo de reacção" e defendeu que, "mais do que uma ameaça, a tecnologia pode e deve ser uma oportunidade para o sector se modernizar e melhorar como um todo".

Relativamente às acusações de que a Uber e os seus parceiros estão ilegais e não pagam impostos, o responsável assegurou que os operadores com que estabelece parcerias em Portugal "são todos licenciados".

"Todos os parceiros que se ligam à plataforma da Uber têm de ser devidamente escrutinados antes de poderem prestar serviços", explicou, acrescentando que "têm de ter licenças em dia e têm de ter todos os seguros aplicáveis por lei".

Quanto aos motoristas, a sua documentação também é escrutinada e têm de ter o registo criminal actualizado e limpo.

"Os carros têm de estar em perfeitas condições mecânicas e estéticas, têm de corresponder a um conjunto de padrões que nós estabelecemos e têm de ter, todos eles, seguros comerciais que garantem que todos os utilizadores estão sempre protegidos em todas as viagens que fazem com a plataforma da Uber em Portugal", afirmou.

Rui Bento referiu ainda que, quando é feita uma viagem através da Uber, o cliente recebe, "automaticamente e sem ter opção", uma fatura electrónica em que é declarado o valor do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e na qual consegue colocar os seus dados fiscais.

"A partir do momento em que isso acontece [...] todas as viagens são facturadas e o cumprimento de todas as obrigações fiscais torna-se mais simples e muito mais transparente", disse.

A Uber, que em Portugal opera em Lisboa e no Porto, tem actualmente mais de mil motoristas ativos de parceiros e presta três serviços distintos: UberBlack (com carros topo de gama), UberX (com veículos de gama mais baixa) e UberGreen (veículos eléctricos), que está numa fase experimental.

"Lisboa e Porto são as únicas cidades no mundo que têm UberGreen. É uma alternativa de mobilidade 100% eléctrica ao mesmo preço do UberX (mais barato)", afirmou.

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