Bancos europeus suspendem pagamento de dividendos após recomendação do BCE
Parte dos bancos europeus anunciaram que vão suspender o pagamento de dividendo referentes ao exercício fiscal de 2019, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter emitido um comunicado a recomendar o setor que o fizesse, na passada sexta-feira.
PUB
Andrea Enria, supervisor do BCE, disse que seria "socialmente irresponsável" continuar a pagar dividendos nesta "altura excecional", em que o impacto real que o coronavírus venha a ter nas economias é ainda indefinido.
Em Itália, o país europeu mais afetado pela covid-19, vários bancos seguiram o conselho do banco central. O Unicredit suspendeu o pagamento de dividendos de 63 cêntimos por ação e cancelou uma recompra de ações programada no valor de 467 milhões de euros. O Intesa Sanpaolo disse que ia rever a recomendação do BCE na sua próxima reunião de 31 de março.
PUB
Segundo o regulador europeu, os bancos teriam um capital extra de 30 mil milhões de euros, caso seguissem a sua indicação.
PUB
O BCP seguiu o mesmo caminho, ao suspender o pagamento dos dividendos referentes ao exercício de 2019, o que irá representar uma poupança de cerca de 134 milhões de euros. Isto depois de só no ano passado ter voltado a distribuir dividendos, após um interregno de oito anos. Já a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) ainda não se reuniu para discutir este assunto, diz fonte oficial. Mas nem todos optam pela suspensão. O CaixaBank anunciou que vai reduzir o dividendo proposto para o exercício de 2019 de 15 para 7 cêntimos por ação. O BPI, detido a 100% pelo grupo catalão, vai manter o pagamento à casa-mãe. "O BPI vai pagar o dividendo previsto, referente aos resultados de 2019", afirma fonte oficial. O BPI não pagou dividendos relativos aos exercícios de 2010 a 2017. No ano passado, pagou 140 milhões ao CaixaBank. Este ano, a administração propôs entregar 117 milhões de euros à casa-mãe, 36% dos lucros de 2019.
PUB
Já a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) ainda não se reuniu para discutir este assunto, diz fonte oficial.
Saber mais sobre...
Saber mais BCE Banco Central Europeu CaixaBank BPI banca economia (geral) economia negócios e finançasMais lidas
O Negócios recomenda