Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Santander Totta diz ter capacidade de financiamento de 8 mil milhões com não pagamento de dividendo

O Santander Totta anunciou que vai reter os resultados, não pagando dividendos à casa-mãe e com isso diz reforçar a capacidade de financiamento para 8 mil milhões de euros em Portugal.

Tiago Petinga/Lusa
Negócios 04 de Abril de 2020 às 14:16
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
O Santander Totta decidiu, também, que não vai distribuir dividendos à casa-mãe, à semelhança aliás do fez o grupo Santander que determinou o não pagamento de dividendos.

Em comunicado, o banco liderado por Pedro Castro e Almeida informa que, "na sequência das recomendações emitidas pelo Banco Central Europeu e de interações com o Banco de Portugal, decidiu que não procederá à distribuição de dividendos programada para o próximo mês de maio referente ao exercício de 2019", apesar de dizer que está em cumprimento "folgado" dos racios de capital.

Apesar disso, "a decisão agora tomada permite reforçar ainda mais a capacidade de disponibilizar crédito à economia nacional na presente conjuntura. Esta decisão permite reforçar a capacidade de concessão de crédito à economia em cerca de 8 mil milhões de euros".

Também o seu acionista, o grupo Santander informou na sexta-feira que a decisão de cancelar o pagamento dos dividendos aos acionistas relativos aos exercícios de 2019 e 2020 vai permitir ao Santander ter 90.000 milhões de euros em crédito adicional, divulgou Ana Botín, presidente do banco espanhol, na assembleia de acionistas.

A decisão do Santander Totta de não pagar dividendos segue-se à recomendação do BCE e que o Banco de POrtugal estendeu aos bancos por si supervisionados de que os bancos não deviam pagar dividendos em 2020 e 2021.

O BCP foi o primeiro a anunciar, em POrtugal, que abdicar de pagar dividendos. E a Caixa Geral de Depósitos revelou que a comissão executiva ia propor no mesmo sentido. O BPI indicou que iria manter o dividendo a pagar ao CaixaBank, que por sua vez também cancelou a remuneração acionista.
Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal Santander Totta banca
Mais lidas
Outras Notícias