Deutsche Bank considera recomprar dívida para aliviar pressão

O banco alemão, que tem estado sob pressão dos investidores, considera comprar dívida própria para realizar ganhos de capital. Acções sobem 10%.
Deutsche Bank
Bloomberg
Negócios 10 de Fevereiro de 2016 às 08:49

O Deutsche Bank, assim como a maior parte dos bancos europeus, tem estado sob "fogo cerrado" dos mercados. Mas o banco alemão está a considerar recomprar parte das suas obrigações, que totalizam cerca de 50 mil milhões de euros, para dar um sinal de força aos investidores e para conseguir ganhos de capital, segundo o Financial Times. Isto depois de, no início da semana, e dada a elevada pressão do mercado, o Deutsche Bank ter sido obrigado a garantir que tinha condições para reembolsar os obrigacionistas. 

PUB

As dúvidas sobre a capacidade do banco de fazer face aos seus compromissos aumentaram, com o custo de comprar protecção sobre dívida do banco, através de "credit default swaps", a mais do que duplicar desde o início do ano. Já as acções do Deutsche Bank desvalorizam quase 40%, em 2016. O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, também já veio a público defender a solidez do banco, dizendo que não há preocupações sobre a entidade financeira. Os receios em relação ao banco aumentaram após os prejuízos de 6,8 mil milhões de euros obtidos em 2015.

Com a dívida do banco a ser castigada, a recompra de alguns desses títulos abaixo do valor a que foram emitidos permitiria ao banco alemão conseguir alguns ganhos de capital. Segundo o Financial Times, das compras ficarão de fora as obrigações de capital contingente (CoCo), que têm sido um dos focos de preocupação dos investidores.

PUB

As acções do Deutsche Bank aparentam estar a reagir positivamente a esta intenção revelada pelo Financial Times, com os títulos a avançarem 10,05% para 14,56 euros.

Pub
Pub
Pub