Portugal coloca 4 mil milhões de euros em dívida a 10 anos com juro de 2,948%
Portugal emitiu quatro mil milhões de euros em nova dívida por via de uma venda sindicada. Na primeira operação de colocação do ano, o país emitiu obrigações do Tesouro (OT) a dez anos com um juro de 2,948%, sendo que esta linha vai tornar-se a referência desta maturidade. A procura foi 4,85 vezes superior à oferta.
"Na sua primeira emissão sindicada do ano, Portugal colocou com sucesso obrigações do tesouro a 10 anos. Esta emissão contou com a colaboração de várias instituições financeiras", explica Filipe Silva, diretor de investimentos do Banco Carregosa.
PUB
O "spread" final da operação foi de 40 pontos base acima da taxa "mid swap" do euro a dez anos – de 2,548% - ligeiramente abaixo do prémio indicativo de 41 pontos base aquando da abertura do livro de ordens, segundo os dados disponibilizados pela Bloomberg, tendo por base fontes conhecedoras da operação.
A "yield" da dívida pública portuguesa com maturidade a dez anos no mercado secundário agrava-se 5,5 pontos base para 2,704%, invertendo a tendência das últimas semanas de 2023. "A descida das taxas de juro que assistimos nas últimas semanas, permitiram que a emissão de hoje [quinta-feira] fosse colocada com uma 'yield' mais baixa", refere Filipe Silva.
"A emissão teve uma forte procura", sublinha o diretor de investimentos do Carrosa sobre a emissão. Os livros de ordens acabaram por superar os 19,4 mil milhões de euros vindos de mais de 170 investidores para uma emissão de 4.000 milhões de euros. Em termos geográficos, distribuiram-se por Reino Unido, França, Itália ou Espanha, enquanto, por tipo de investimento, a procura veio principalmente de fundos, bem como bancos.
PUB
Para a operação foi contratado um sindicato bancário que inclui o BNP Paribas, CaixaBI, Citi, Credit Agricole CIB, JPMorgan e Santander.
Esta emissão vem cumprir a tradição do IGCP, que no início do ano costuma recorrer ao mercado para uma emissão sindicada de dívida. Em 2023, a primeira grande operação do ano, o IGCP emitiu três mil milhões de euros em dívida a 15 anos com uma taxa de juro próxima de 3,6%. A procura superou os 17,9 mil milhões, tendo ultrapassado a oferta em quase seis vezes.
Esta emissão vem cumprir a tradição do IGCP, que no início do ano costuma recorrer ao mercado para uma emissão sindicada de dívida. Em 2023, a primeira grande operação do ano, o IGCP emitiu três mil milhões de euros em dívida a 15 anos com uma taxa de juro próxima de 3,6%. A procura superou os 17,9 mil milhões, tendo ultrapassado a oferta em quase seis vezes.
PUB
(Notícia atualizada às 20:35 horas)
Saber mais sobre...
Saber mais Juros Mercado de dívida Crédito e dívida Bloomberg Portugal Santander Miguel Martín JPMorgan Chase Crédit AgricoleQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda