Trump promulga mega plano e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

O gigantesco diploma orçamental dos EUA foi aprovado na quinta-feira e deve ser promulgado pelo Presidente esta sexta, em pleno feriado do Dia da Independência, em que Wall Street está fechada. Destaque também para o encontro entre Merz e Lagarde e para a divulgação de dados europeus.
Newsletter Cinco Coisas
Pedro Barros Costa 04 de Julho de 2025 às 06:45
Dia da independência dos EUA e assinatura do diploma de Trump    

Neste 4 de julho, os Estados Unidos celebram o Dia da Independência, pelo que os mercados estarão encerrados em Wall Street, depois de na véspera a sessão ter sido mais curta. O dia deverá ser também marcado pela promulgação do polémico mega plano orçamental de Donald Trump, no valor de 3,4 biliões de dólares, , faltando agora apenas a assinatura do Presidente dos EUA para entrar em vigor.          

Novos empréstimos e depósitos

A fechar a semana, o INE divulga os dados do primeiro trimestre do índice de preços na produção de serviços, bem como os dados provisórios de 2024 relativos às estatísticas da produção industrial. Já o Banco de Portugal dá a conhecer a nota de informação estatística sobre as taxas de juro e montantes de novos empréstimos e depósitos.

Encontro entre Lagarde e Merz

Depois de no início da semana , a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, é recebida pelo chanceler alemão, Friedrich Merz. Será uma oportunidade para que sejam discutidos os desafios da maior economia europeia e da autoridade monetária da Zona Euro perante os desafios colocados no plano comercial e geopolitico.        

Dados da Europa na agenda

Sem dados dos EUA na agenda devido ao feriado do Dia da Independência, o destaque vai para os dados europeus. Será divulgado o índice de preços no produtor (IPP) da Zona Euro - um relevante indicador de inflação - e também os dados das encomendas industriais da Alemanha, assim como os números da produção industrial de França e Espanha e as vendas a retalho de Itália, entre outros.             

Reação à mudança na administração da Sonae 

A empresa liderada por Cláudia Azevedo procedeu , o braço da empresa especializado em investimento de capital de risco em tecnologia para retalho, infraestrutura digital e cibersegurança. Por seu turno, Eduardo Piedade, que ocupava o cargo de CEO da Bright Pixel, foi cooptado como administrador-executivo (Chief Development Officer) da Sonae. Os investidores terão oportunidade de reagir às mudanças.

Saber mais sobre...
Saber mais Crime lei e justiça Vacinas
Pub
Pub
Pub