Galp cai 1,7% com tombo nos preços do petróleo. Jerónimo Martins em destaque pela positiva
A bolsa de Lisboa começa a sessão desta segunda-feira a negociar muito próximo da linha de água, com uma tendência positiva ligeira, contrastante assim com as congéneres de Paris e Amesterdão que às 08:13 horas negociavam em queda. O PSI avança 0,01% para os 8.663,12 pontos.
A praça portuguesa até está a ser pressionada em baixa pela Galp. A petrolífera, que faz parte do grupo de cotadas mais valiosas do PSI, recua 1,73% para os 16,44 euros, pressionada pelas cotações do petróleo, que nesta segunda-feira estão a cair quase 5%, numa resposta ao aliviar da tensão entre os EUA e o Irão. A empresa que, durante esta segunda-feira, ainda vai revelar os dados operacionais relativos ao último trimestre de 2025 e também do acumulado do ano.
PUB
A Galp lidera a tabela vermelha, que aos primeiros minutos da manhã contava com mais cinco cotadas: a Mota-Engil cedia 1,26%, a Ibersol caía 0,94%, a Teixeira Duarte recuava 0,83%, o BCP desvalorizava 0,26% e a Navigator deslizava 0,06%.
Apenas a Semapa mantinha o preço de negociação inalterado face ao fecho de sexta-feira.
Já do lado dos ganhos, o destaque vai para a Jerónimo Martins, que avança 0,95% para os 20,10 euros por título. Os pesos-pesados EDP (0,12%) e EDP Renováveis (0,16%) contribuíam de igual forma para colocar o PSI junto à linha de água e com tendência positiva no arranque da sessão.
PUB
CTT (0,74%) e Ren (0,73%) fechavam o "pódio" dos ganhos.
Acompanhe a evolução dos mercados desta segunda-feira aqui.
Saber mais sobre...
Saber mais preços Bom preço Tendência Mercado e bolsa Galp Jerónimo Martins Lisboa Amesterdão Estados UnidosMais lidas
O Negócios recomenda