Volatilidade volta a afetar tecnológicas e atira Wall Street para perdas. Paypal mergulha 20%

Os índices norte-americanos foram derrubados enquanto negociavam perto de recordes. Sem novos dados económicos, o foco vai para os resultados trimestrais das cotadas americanas.
AP/Richard Drew
Bárbara Cardoso 21:16

As bolsas novas-iorquinas voltaram a ser atingidas por uma vaga de volatilidade e terminaram a sessão desta terça-feira com perdas significativas, sobretudo o índice Nasdaq Composite, composto sobretudo por tecnológicas - o setor que mais influenciou a sessão. 

A liderar as perdas estiveram as "big tech" consideradas vulneráveis à disrupção causada pela inteligência artificial (IA). “A direção bifurcada [das ações] caracterizam a sessão em Wall Street de hoje, com o setor de tecnologia a ceder espaço para as ações cíclicas, mesmo após a Palantir ter apresentado um resultado excecional na noite passada, o que inicialmente impulsionou o otimismo em relação às perspetivas da IA”, disse José Torres, economista sénior da Interactive Brokers, à Bloomberg.

PUB

Os analistas falam numa visão equilibrada entre ceticismo e otimismo em relação à IA. Mesmo assim, o "ceticismo é justificado, dados os enormes montantes de dinheiro que estão a ser gastos com retornos incertos sobre o investimento, juntamente com o maior uso de dívida", explicou Mark Hackett, da Nationwide.

Neste contexto, o índice de referência para os EUA, o S&P 500, tombou 0,84% para 6.917,81 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq Composite cedeu 1,43% para 23.255,19 pontos. Já o industrial Dow Jones, que atingiu esta tarde um novo recorde nos 49.653,13 pontos, acabou por perder 0,34% para 49.240,99 pontos. O Nasdaq 100, fortemente composto por "big tech", mergulhou 1,55% para 25.338,62 pontos. 

A sessão ficou marcada pela quedas de empresas do setor de serviços de dados, que foram pressionadas pelo lançamento de uma ferramenta de automação para a área jurídica pela empresa de inteligência artificial Anthropic. Crescem os receios de que a IA possa comprometer os modelos de negócio até agora implementados. Entre as principais empresas do setor afetadas, a EPAM Systems caiu 12,87%, enquanto a Intuit perdeu 10,89%. 

PUB

Estas preocupações vieram ofuscar o otimismo em torno da "earnings season" mais forte do que o previsto, para onde os investidores centram todas as suas atenções, já que os dados da criação de emprego nos EUA de janeiro, previstos para sexta-feira, foram adiados devido à paralisação do Governo. 

Noutros movimentos de mercado, a Palantir Techonologies acabou o dia a ganhar 6,84% para 157,88 dólares por ação, mesmo depois de terem disparado 11%, um dia depois de ter apresentado resultados do último trimestre que impressionaram o mercado, sobretudo o "guidance" para 2026. “Isto mostra que o apetite por risco está a diminuir em tudo que tem a ver com tecnologia", disse  Josh Brown, CEO da Ritholtz Wealth Management, à CNBC.

 A maioria das ações de tecnologia fecharam em queda, incluindo algumas das sete "big techs" que já divulgaram os resultados trimestrais. É o caso da Microsoft e da Meta Plataforms, que cederam 2,87% e 2%, respetivamente. A Nvidia tombou também 2,84%. 

PUB

A aposta parece ter voado para outros setores. acabou o dia a subir quase 3%. Também a PepsiCo disparou quase 5% depois de a empresa ter reportado fortes resultados do último trimestre. 


PUB

 

Pub
Pub
Pub