pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

BCP mantém bolsa de Lisboa à tona apesar de queda de quase 4% da Jerónimo Martins

O índice registou ganhos ligeiros num dia misto na Europa, com o banc a liderar os ganhos entre os pesos pesados. A queda acentuada da retalhista impediu ganhos maiores para o PSI.

Euronext Lisbon, bolsa de Lisboa
Euronext Lisbon, bolsa de Lisboa Mariline Alves / Medialivre
16:55

A bolsa de Lisboa fechou em alta ligeira esta quarta-feira, num dia misto a nível europeu, com os investidores a avaliarem os primeiros resultados empresariais do ano e as tensões geopolíticas no Irão, além das pressões da Administração Trump sobre a Reserva Federal.         

O índice de referência nacional, o PSI, subiu 0,1% para 8.567,52 pontos, com 10 dos seus 16 títulos no verde.

O BCP foi determinante para manter o índice acima da linha de água, ao ganhar 1,73% para 0,9036 euros, depois de várias casas de investimento terem revisto em alta o preço alvo do banco, como a , e .   

Ainda entre os pesos pesados, a EDPR também contribuiu para os ganhos do PSI, com uma valorização de 0,78% para 12,88 euros. As restantes cotadas da energia também fecharam com ganhos, mas menos expressivos: a EDP subiu 0,07% para 4,102, enquanto a Galp ganhou 0,31% para 16,16 euros, continuando a beneficiar da subida do crude.    

Contudo, foi a Nos a liderar os ganhos do dia. A telecom subiu 1,80% para 4,245 euros.

Em sentido contrário, a Jerónimo Martins ficou no fundo da tabela, com uma queda de 3,81%, em reação aos números preliminares das vendas em 2025, que não convenceram os investidores. No ano passado, .   

Destaque ainda para as perdas da Semapa, que registou a segunda maior desvalorização do dia com uma queda de 1,80% para 21,80 euros.     

Publicidade
C•Studio