pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

CMVM levanta suspensão das ações da Martifer. Empresa cai 16% em bolsa

O regulador suspendou a negociação dos títulos da empresa depois de a Visabeira ter lançado, em conjunto com a Mota-Engil e a I'M, uma OPA sobre a Martifer.

Pedro Duarte lidera a Martifer desde 2018.
Pedro Duarte lidera a Martifer desde 2018. Daniela Ferreira
06 de Agosto de 2025 às 15:54

O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu levantar a suspensão das ações da Martifer, depois de ter alegado que o mercado precisava de tempo para absorver "a informação divulgada pela emitente", de acordo com um comunicado da entidade reguladora, disponibilizado no seu site. 

As ações da Martifer chegaram a recuar mais de 16% após o levantamento da suspensão, tendo, entretanto, reduzido as perdas para cerca 15% para 2,32 euros. Os títulos da empresa de estruturas metálicas encerraram a sessão anterior a disparar 24,55% para 2,74 euros, atingindo o valor mais elevado desde abril de 2010. Foi a quarta melhor sessão de sempre da Martifer em bolsa.  

A Visabeira Indústria anunciou na madrugada desta quarta-feira o lançamento de uma oferta pública geral e obrigatória de aquisição (OPA) da totalidade das ações representativas do capital social da Martifer, em conjunto com a I´M, dos irmãos Martins, e a Mota-Engil. A contrapartida proposta pela Visabeira é de 2,057 euros por ação.

O levantamento da suspensão aconteceu minutos antes de os oferentes comunicarem ao mercado que a contrapartida proposta na OPA iria, afinal, ter em conta a valorização astronómica registada no dia anterior - desaparecendo a possibilidade de ser apenas de 2,00 euros.

“Na sequência do ofício da CMVM recebido hoje, nos termos do qual a CMVM considera que o período de seis meses imediatamente anteriores à data de publicação do anúncio preliminar relevante para o cálculo da contrapartida mínima a pagar no contexto da oferta (...) deverá incluir a data na qual o anúncio preliminar foi publicado”, referem os oferentes em comunicado enviado ao regulador.

(Notícia atualizada às 16h05)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio