CMVM suspende negociação das ações da Martifer
Decisão tomada após o anúncio da OPA pela Visabeira Indústria.
- 1
- ...
O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) determinou a suspensão da negociação das ações da Martifer, "com o propósito de assegurar que o mercado absorve a informação divulgada pela emitente", lê-se no comunicado da entidade reguladora.
A decisão, tomada ao início da manhã desta quarta-feira, surge após a notícia de que a Visabeira Indústria lançou uma OPA sobre a Martifer.
A CMVM cita dois artigos do Código dos Valores Mobiliários para justificar a decisão: a alínea b) do ponto 2 do artigo 213º, que prevê a suspensão da negociação caso "ocorram circunstâncias susceptíveis de, com razoável grau de probabilidade, perturbar o regular desenvolvimento da negociação", e o 214º, que dá à CMVM este poder de decisão de suspensão da negociação.
A Visabeira Indústria anunciou na madrugada desta quarta-feira o lançamento de uma oferta pública geral e obrigatória de aquisição (OPA) da totalidade das ações representativas do capital social da Martifer. A contrapartida proposta pela Visabeira é de 2,057 euros por ação.
No comunicado enviado à CMVM na madrugada desta quarta-feira, a Visabeira informa que a contrapartida corresponde a 1,60 euros, “acrescido de um montante igual ao do dividendo distribuído pela Sociedade relativamente ao exercício de 2025, considerando-se como lucro distribuído a parcela do mesmo que não possa sê-lo em virtude de limitações contratuais decorrentes dos financiamentos bancários da Sociedade”.
O anúncio do negócio acontece depois de no final de junho a CMVM ter decidido que a entrada da Visabeira no capital da Martifer, comunicada em outubro do ano passado, não estava sujeita à obrigação de lançamento de uma oferta pública de aquisição.
De acordo com a Euronext, o último preço de negociação das ações da Martifer foi de 2,74 euros por ação, nesta terça-feira, 5 de agosto.
Além da suspensão das ações da Martifer, há um outro efeito visível no mercado com o anúncio da OPA. As ações da Mota-Engil estão a subir 5,77%, para os 5,075 euros por ação, em consequência do negócio – a Mota-Engil detém uma participação de 37,5% na Martifer. A subida nas ações da Mota-Engil chegou a ser superior a 7% na negociação desta quarta-feira.
(Notícia atualizada às 09:38 horas)
Mais lidas