pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Cofina dispara 14,5%. Foram negociadas 10 vezes mais ações do que a média

O interesse da Cofina na compra da Media Capital fez disparar as ações da empresa de media liderada por Paulo Fernandes. Os títulos da Cofina dispararam quase 15%, tendo negociado 10 vezes mais ações do que a média dos últimos seis meses.

19 de Agosto de 2019 às 18:09

As ações da Cofina fecharam a sessão desta segunda-feira, 19 de agosto, a disparar 14,61% para 0,51 euros, tendo subido para níveis de julho. A sessão foi marcada por uma liquidez elevada, tendo trocado de mãos mais de 593 mil ações, o que compara com as 58,2 mil negociadas, em média, por dia, nos últimos seis meses.

Cofina dispara 14,5%. Foram negociadas 10 vezes mais ações do que a média

Já as ações da Media Capital fecharam inalteradas nos 1,89 euros, tendo trocado de mãos 5.500 títulos, um volume igualmente muito acima da média (2.955 ações). A Media Capital, detida em quase 95% pela Prisa, é uma cotada muito pouco negociada, algo que se justifica pela reduzida dispersão de capital existente. A última vez que a dona da TVI negociou em bolsa foi a 23 de julho tendo, na altura, trocado de mãos 30 ações. 

A justificar estes desempenhos estão as negociações exclusivas entre a Cofina e a Prisa, com vista à venda da Media Capital. A Cofina e a Prisa estão em negociações exclusivas sobre a compra da Media Capital, dona da TVI. Esta informação foi revelada na quarta-feira, 14 de agosto, pelo Expresso, e entretanto confirmada pelas duas empresas.

O regulador decidiu, ainda na quarta-feira, suspender a negociação das ações da Cofina e da Media Capital, mantendo a decisão nos dias seguintes, mesmo depois de as empresas terem emitido comunicados a confirmar as negociações.

Entretanto, na sexta-feira, a Cofina emitiu um segundo comunicado onde esclareceu algumas questões, nomeadamente que lançaria uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Media Capital no caso das negociações serem concluídas com êxito. Após este comunicado, a CMVM decidiu levantar a suspensão.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio