Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Forte queda nas ações do Grupo EDP e BCP leva bolsa de Lisboa ao pior dia em quatro meses

A bolsa nacional perdeu mais de 2% na sessão de hoje, liderando as quedas entre as congéneres europeias. Por cá, a queda das cotadas do grupo EDP e do BCP destacaram-se.

Miguel Stilwell de Andrade acumula a liderança da EDP e da EDP Renováveis.
Ricardo Almeida
Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 18 de Fevereiro de 2021 às 16:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • 31
  • ...
O índice PSI-20 registou a pior sessão desde o passado dia 15 de outubro de 2020, liderando as quedas entre as principais praças em toda a Europa, num dia em que o medo da subida repentina da inflação fez os investidores recuar.

As bolsas estão a cair a nível global, no dia de hoje, com os investidores a temerem que a subida da inflação vá limitar os estímulos dos bancos centrais, podendo levar mesmo a uma retirada de alguns deles, segundo analistas.

Assim, o índice da bolsa de Lisboa desvalorizou 2,43% para os 4.705,01 pontos nesta quinta-feira, com praticamente todas as cotadas também no "vermelho".

Na praça nacional, destaque para a queda de 4,92% da EDP Renováveis para os 19,06 euros por ação, naquela que foi a maior desvalorização desta semana por parte na cotada nacional. Para além da EDP Renováveis, as quedas foram registadas também na EDP (-3,17%).

Quedas robustas foram também registada pelo BCP (-3,92%) para os 12,01 cêntimos por ação e pela Galp Energia (-1,50%). O CaixaBank BPI optou por baixar o preço-alvo da petrolífera de 12 euros para os 9,60 euros, enquanto aguarda novidades na sequência da apresentação de resultados que está marcada para a próxima semana. A atualização do dividendo será um dos tópicos chave, e os analistas veem margem para surpreender os investidores pela positiva. 

A Corticeira Amorim perdeu 0,56% para os 10,74 euros. O lucro líquido da empresa deverá sofrer uma queda homóloga de 15% para os 64 milhões de euros no ano passado, face aos 74,9 milhões de euros registados em 2019, de acordo com as estimativas dos analistas do CaixaBank/BPI, divulgadas hoje. 
Ver comentários
Saber mais PSI-20 bolsa mercados Euronext cotadas empresas índice nacional Lisboa Europa
Outras Notícias