PSI segue perdas europeias. CTT e Sonae pressionam índice
A bolsa nacional não resistiu à vaga de perdas europeias, mesmo depois do acordo comercial entre EUA e China. Os correios e a retalhista lideraram as perdas, enquanto a EDPR e o BCP impediram uma queda maior para o PSI.
- 2
- ...
A bolsa de Lisboa fechou em baixa esta quarta-feira, numa sessão maioritariamente de perdas para as praças europeias, mesmo depois de os EUA e a China terem chegado a um princípio de acordo comercial.
O índice de referência nacional, o PSI, desceu 0,21% para 7.476,49 pontos, com 12 dos seus 15 títulos no vermelho, no dia em que a Euronext vai rever a constituição do índice português.
A liderar as perdas estiveram os CTT, que recuaram 3,02% para 7,38 euros, seguidos da Sonae, que recuou 1,97% para 1,192 euros.
Na energia, a Galp perdeu 1,06% para 15,44 euros, apesar da subida do petróleo nos mercados internacionais Ainda no setor, o grupo EDP dividiu-se entre ganhos e perdas, com a EDP a descer 0,08% para 3,596 euros e a EDPR a ganhar 1,26% para 9,61 euros – a maior valorização da sessão.
Ainda nos ganhos, o BCP valorizou 1,05% para 0,6746 euros, depois de o ministério das Finanças da Polónia ter desmentido que o governo - que sobreviveu esta quarta-feira a uma moção de confiança - esteja a trabalhar num imposto extraordinário sobre a banca, que afetaria a unidade polaca do BCP. Também com uma forte presença na Polónia, a Jerónimo Martins cedeu 0,28% para 21,48 euros.
Além da EDPR e do BCP, a única outra cotada a fechar no verde foi a Navigator, que avançou 0,72% para 3,362 euros.
Mais lidas