Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Semapa dispara 3,5% para máximos de um ano após subida de preço da OPA e dividendo acima do esperado

Ontem, já depois do fecho de sessão, a Sodim reviu em alta o preço a pagar na OPA sobre a Semapa e a empresa anunciou a distribuição de dividendos quase 5 vezes acima do esperado.

Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 07 de Abril de 2021 às 08:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...
As ações da Semapa abriram a sessão desta quarta-feira a subir 3,51% para os 12,38 euros por ação, um máximo de mais de um ano, depois de ontem, já depois do fecho de sessão, a Sodim - "holding" da família Queiroz Pereira - ter revisto em alta o preço da OPA (oferta pública de aquisição) sobre a posição que não detém na empresa.

Agora, a "holding" da família Queiroz Pereira oferece 12,17 euros por ação, mais 6,75% do que os 11,40 euros anteriormente propostos, o que representa um prémio de 1,75% face à cotação de fecho da passada terça-feira, quando os títulos foram transacionados por 11,96 euros. Em relação à cotação da última sessão antes do anúncio preliminar da OPA (9,50 euros), feito a 18 de fevereiro, o prémio ascende a 28,1%.



Mas para além da revisão em alta do preço desta operação, os investidores estão hoje a aplaudir a distribuição de um dividendo muito superior ao que era esperado inicialmente. Segundo um consenso da Bloomberg, a Semapa deveria entregar cerca de 11 cêntimos por ação aos acionistas, referente à operação do ano passado.

Contudo, a empresa anunciou também ontem que vai propor um dividendo bruto de 51,2 cêntimos na assembleia-geral de acionistas agendada para 30 de abril, num total de quase 41 milhões de euros a serem distribuídos, de acordo com o comunicado

Este dividendo corresponde a 38,36% dos cerca de 106,6 milhões de euros de lucro obtidos em 2020 e apresenta uma rendibilidade 4,28% face à cotação de fecho de terça-feira (11,96 euros).

A Semapa explica, no comunicado enviado ontem à CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, que ao preço da OPA é subtraído o preço eventualmente a distribuir pelo dividendo, no caso de a operação de vir a realizar depois do pagamento aos acionistas. 

No documento pode ler-se que "a contrapartida da oferta consiste no montante de 12,17 euros por ação a pagar em dinheiro deduzido de qualquer montante que venha a ser atribuído a cada ação, seja a título de dividendo, de adiantamento sobre lucros do exercício, de distribuição de reservas, ou outro, fazendo-se tal dedução a partir do momento em que o direito ao montante em questão tenha sido destacado das ações e se esse momento ocorrer antes da liquidação financeira da oferta". 

Assim sendo, quem detém ações da Semapa e aceitar a OPA vai receber 11,658 euros por ação, caso o dividendo seja entregue antes de a OPA se concretizar. Caso a empresa remunere os seus acionistas só depois de a OPA estar fechada, cada um deles recebe os 12,17 euros por ação, mas fica sem direito aos dividendos uma vez que deixa de possuir ações.
Ver comentários
Saber mais Semapa OPA Sodim
Outras Notícias